Evento discute relação sobre negócios de famílias

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O workshop Receita de Família será realizado no dia 27 de setembro (quinta-feira), às 19h, no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu. A organização é da Farmiliares, empresa lançada há dois meses pela consultora em empresas familiares Thaíse Thomé para atuar com foco em negócios administrados por famílias. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (45) 99802-3343 e fazer a inscrição. O valor é de R$ 100,00. Para a fundadora da Farmiliares, “a iniciativa vem de encontro com a necessidade, levantada em pesquisas, de as empresas familiares se profissionalizarem e de terem cursos na própria cidade, sem exigir grandes deslocamentos”.

 O que será debatido?

O Receita de Família, primeiro workshop promovido pela Farmiliares, dará início a uma série de oficinas, com realização bimestral, organizadas para tratar de temas relacionados ao dia a dia e à gestão das empresas familiares. No dia 27 de setembro, as pessoas que compõem as empresas estarão no centro da abordagem, isso inclui as diferentes esferas desse processo: empresa, família e propriedade.

Três profissionais especializados participarão da explanação: a consultora em empresas familiares Thaíse Thomé, criadora da Farmiliares; a psicóloga Camila Clavisso, com especializações em Recursos Humanos, Coach e Programação Neurolinguística e o advogado e administrador Kenny Yuen, da terceira geração do Grupo Americanas. O Case das Casas Americanas, loja tradicional em Ciudad Del Este/PY, será apresentado para guiar os debates.

Para Kenny Yuen, a maior dificuldade – numa empresa familiar – é estabelecer limites entre a relação familiar e sanguínea com a relação de trabalho. “Quando se tem um inconveniente com alguém da empresa, mas que não é da sua família,” exemplifica ele, “fica mais fácil de administrar a situação, visto que, em regra, não se tem uma afinidade ou algum vínculo com esta pessoa, a não ser o laboral”. O diretor jurídico atuou em outras empresas como escritórios de advocacia, ministrou aulas em faculdade e trabalhou no Tribunal de Justiça do Paraná com o objetivo de ganhar experiência antes de assumir responsabilidades dentro da empresa da família.

Questões relacionadas à importância do desenvolvimento das empresas dirigidas por famílias serão esclarecidas pela consultora Thaíse Thomé. “Os espaços precisam ficar claros: O que é família? O que é gestão? O que é propriedade? Quem fica com quê? O que acontece em cada círculo? Tratarei desse inter-relacionamento dos núcleos e da importância da separação para se evitar conflitos que afetam o clima organizacional”, esclarece ela. “Um exemplo é o pai que, em casa, é centralizador. Na empresa, pode ser que um filho tenha assumido a direção e a hierarquia empresarial tem que ser respeitada.”

O tema da psicóloga Camila Clavisso será: Retenção e Desenvolvimento de Talentos. “Na sucessão familiar, há um processo que pode prejudicar a empresa que é a diferença entre a dificuldade de se compreender o que é educar um filho e o que é corrigir um funcionário [que é filho]”, pontua a especialista. Isso pode, muitas vezes, gerar conflito de papéis. Segundo ela, existem treinamentos e técnicas que podem auxiliar, tornando claras quais são as atitudes mais adequadas.

 

Além de promover debate, os workshops serão momentos de integração, de relacionamento, compartilhamento e trocas de experiências. “Nossa proposta é desmistificar temas que assolam as empresas familiares de forma bem sistêmica”, aponta Thaíse Thomé. O próximo assunto escolhido pela equipe da Farmiliares para ser tratado no workshop de novembro é “Finanças nas empresas familiares: planejamento e proteção patrimonial”.

 

Serviço

Workshop Receita de Família

Dia: 27 de setembro de 2018

Hora: 19h

Local: Hotel Bella Itália

Valor da Inscrição: R$ 100,00

More to explorer