Exposição da Sobre Rodas começa nesta sexta-feira (7)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Do Ford T ao Renault Twizy. De 7 a 30 de agosto, quem visitar a exposição “Do Passado ao Futuro”, organizada pela Revista Sobre Rodas, com o apoio da RIC TV Record, no Cataratas JL Shopping, poderá conhecer um pouco da história, através dos automóveis. Sempre das 14h às 21h.

Entre os 20 carros, dois modelos que fazem uma ponte do passado ao futuro. O Ford T, primeiro automóvel produzido em série no mundo. Entre 1908 e 1927 o americano Henry Ford, seu criador, vendeu 15 milhões de unidades. Das inovações da época estava o valor acessível, a produção em escala e a oferta de peças para reposição. O modelo T é equipado com um motor de quatro cilindros que gera 20 cv de potência máxima. O consumo não é dos mais altos, até para os dias atuais: 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.

Ao lado do primeiro modelo produzido em escala, estará o Renault Twizy. O pequeno Twizy é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Renault e estão em uso dentro da usina integrando o projeto Veículo Elétrico, que estimula o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade. Embora não seja vendido ao consumidor final, o Twizy montado em Itaipu serve de incentivo para uma cadeia de fornecedores de veículos elétricos mais estruturada.

O Twizy é equipado com motor elétrico de 17 cv e capaz de levar um passageiro (além do motorista), o Twizy foi concebido para uso urbano. Sua velocidade máxima, segundo a marca, é de 80 km/h, enquanto a autonomia é de 100 km.

Outro modelo que tem tudo a ver com o futuro é um Fiat Siena Teatrfuel movido a “titica” de galinha. Por fora o carro, idêntico ao modelo comercializado pela marca. O diferencial está sob o capô. O combustível que faz o automóvel andar é o biometano, um gás não poluente, derivado da transformação de dejetos da produção agropecuária, como da galinha e do porco.

O automóvel tem dois cilindros com capacidade para 13 metros cúbicos cada. Como o veículo pode rodar aproximadamente 15 quilômetros com cada metro cúbico, a autonomia chega a quase 400 quilômetros abastecido apenas com o biogás.

Outras relíquias

Entre as antiguidades mais recentes um Rolls Royce 1981, um Cadilac 1964 e um Impala 1947 da coleção do Grupo Dreams. Também  Chevrolet Maverick, o Volkswagen Karmann Ghia, o Volkswagen MP Lafer, além dos tradicionais Fiat 147, Volkswagen Gol e Fusca.

Exposição

A primeira edição “Do Passado ao Futuro”, realizada em agosto de 2014, levou ao Shopping mais de 30 mil crianças, homens, mulheres, jovens e idosos de várias partes do Brasil, como também turistas do Paraguai, da Argentina e até de Portugal.

Mais informações pelo telefone (45) 9123-5461 ou email: revistasobrerodas@hotmail.com

Explore mais