Felipe Gonzalez assume a presidência do Comtur

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O ex-secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, foi eleito por aclamação como presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), substituindo Licério Santos, a frente da entidade por dois anos. Gonzalez já comandou o Comtur por quatro mandatos e desta vez terá como vice o hoteleiro Jaime Mendes na gestão 2016-2017. A eleição aconteceu na tarde de segunda-feira (4) na sede da entidade, reunindo membros da entidade que representam setores públicos e privados de apoio ao turismo da cidade.  

Durante a reunião da entidade, Santos fez um balanço de sua gestão à frente do colegiado. Entre as conquistas do setor durante o período, o ex-presidente destacou a luta para manter a Gestão Integrada do Turismo, a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, o decreto municipal que simplifica os procedimentos para realização de eventos turísticos em Foz do Iguaçu, a articulação sobre a proposta de criação da lei de incentivo fiscal, o projeto de criação do Grupamento do Turismo da Polícia Militar  e  proposta de criação da linha executiva do Aeroporto, que aguarda trâmites para a implantação pelo FozTrans.

Após a posse, Gonzalez destacou da importância do Comtur que congrega lideranças e de cidadãos dão de si para melhorar o turismo da região. Vamos buscar todas as ações e projetos que estão pendentes e procurar nos desenvolvê-los no Grupos de Trabalhos do Comtur.

Gonzalez disse se preocupar com a Lei de Transporte de superfície e a Lei de Eventos, áreas de grande produção da cidade onde houve avanços e não podendo haver retrocessos. 

“Vamos procurar fazer uma gestão de resultados. Queremos com isso trazer o apoio de todos e não importa quem esteja a frente do processo ou quem vai aparecer, pois o importante é que nosso turismo seja o grande beneficado. Nós estamos passando por um momento ímpar e cada vez mais crescendo, esperamos que não ocorra mudanças muito drásticas na Gestão Integrada”, afirmou. 

O vice empossado Jaime Mendes afirmou a importância do Comtur para a comunidade, preocupado em trazer o benefício para melhoria da cidade. “Vejo que Foz do Iguaçu passa por um momento ímpar, pois o destino vem ganhando prêmios, Itaipu, Cataratas e o TripAdvisor o avaliando positivamente o destino”.

Compromisso com o turismo

Para o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, a gestão de Gonzalez dever ser o momento de fazer a amarração aos candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu para que assumam um compromisso maior com o desenvolvimento do turismo da cidade, revendo o orçamento inexpressivo da Secretaria de Turismo. Piolla afirmou que houve a renovação por mais dois anos o acordo de cooperação que instituiu a Gestão Integrada do Turismo, mas que não houve avanços em um plano anual de trabalho do Turismo, que represente um compromisso maior da Prefeitura de Foz do Iguaçu.   

O superintendente ressaltou que o Comtur tem o papel de fazer as costuras para que os candidatos à prefeitos e vereadores assumam o compromisso de alocar mais recursos ao turismo e que as mudanças que serão feitas na gestão da Itaipu não traga retrocessos nas conquistas da gestão. “O Comtur deve ser o guardião da Gestão Integrada do Turismo”, disse Piolla.

(Texto e fotos: Adilson Borges)

{gallery}posse comtur 2016{/gallery}

 

More to explorer