Festa de Itaipu para as crianças será no “dia seguinte”, no Gramadão da Vila A

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Vai dar ainda mais vontade de ser criança em Foz do Iguaçu, este ano. No dia delas, 12 de outubro (sábado), tem a programação do Cirandar, na Praça da Paz; e, no dia seguinte, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu garantem a continuação da festa da criançada com a programação especial “Venha ser criança no Gramadão”. Tanto na praça como no Gramadão da Vila A, a diversão é garantida e de graça.

Além de apresentações culturais, de hora em hora (das 15h às 18h), a programação no Gramadão inclui oficinas de pintura facial, pipa e cometinha. Ah, e também brincadeiras em aparelhos de circo, como malabares, tecido acrobático, slackline (a famosa corda bamba) e diabolô. 

Sem contar as brincadeiras com bolha de sabão, cama de gato, pintura livre e dama gigante. Um espaço sensorial será destinado apenas às crianças de 1 a 3 anos. A contação de histórias traz o espetáculo “Tramar”, uma encenação teatral das histórias da escritora Ruth Rocha, executada pelos artistas da Cia Agregados.

O encerramento começa às 18h30 com show do grupo iguaçuense Maracatu Alvorada Nova, que desde 2013 trabalha com maracatu de baque virado. Haverá um cortejo por todo o Gramadão e as pessoas serão convidadas a experimentar esta expressão cultural brasileira. 

Às 19h, o circo Trupe Luz da Lua apresenta o espetáculo “Todo dia é dia de Alegria”, com palhaços, malabares, música ao vivo, monociclos, acrobacias e tecido acrobático.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, convida todos a participarem da festa. “O maior prazer dos pais é ver os filhos brincando alegres e com segurança, e isso não vai faltar no Gramadão”, garantiu. Localizado ao lado do Centro Executivo da usina, na Vila A, o Gramadão “cada vez mais se firma como um local das famílias, não só daquelas que vivem nos bairros próximos, mas de toda a cidade”, afirmou o diretor, lembrando que é ali que a Itaipu promove festas populares, como a de Natal, já confirmada para este ano.

Projeto Cirandar

Na Praça da Paz, no sábado (12), o projeto Cirandar chega pela primeira vez a Foz do Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu e correalização da Fundação Cultural. A programação do Cirandar traz apresentações folclóricas brasileiras e de países da América Latina, cortejo de maracatu, com a participação das comunidades árabe, chinesa e japonesa, além de artistas locais, em evento aberto à comunidade, das 13h às 19h.

A expansão do Cirandar para o interior do Paraná começa a se confirmar exatamente com a chegada do evento a Foz do Iguaçu. “A intenção é criar uma cultura de informação da arte, do resgate dos valores tradicionais com circulação em todo estado”, afirma a produtora cultural Beth Capponi, idealizadora do projeto.

A edição 2019 do Festival Infantil Cirandar é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial da Cultura e Comunicação, com patrocínio  da Sanepar. 

 

(Itaipu Binacional – foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)

Explore mais