O Festival de Turismo das Cataratas recebeu o selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por suas ações de responsabilidade socioambiental, na quinta-feira, 20, em Curitiba. O objetivo da seleção é reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas que contribuem para o alcance de um mundo melhor.
O FIT Cataratas teve como representantes no Congresso “As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, Daniele Higashi, e responsável por gestão de recursos e projetos, Renata Sakamoto.
No Paraná, 189 empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor receberam o certificado por atingir ao menos um dos oito objetivos. O FIT Cataratas recebereu o selo por suas atividades no Eixo 7 (garantir a sustentabilidade ambiental), promovidas em parceria com a Itaipu, Parque Nacional do Iguaçu, Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz, Refúgio Biológico Bela Vista e Ambiental Castelli.
Mudar o Mundo – Durante a Cúpula do Milênio, realizada nos Estados Unidos, em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), 189 países (entre eles o Brasil) assinaram a Declaração do Milênio comprometendo-se com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Para isso, foram definidos oito objetivos estratégicos a ser alcançados até o ano de 2015, por meio de ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e promoção da igualdade de gênero, bem como o pacto para o desenvolvimento.