Festival de Turismo das Cataratas começa nesta quarta-feira (15)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Considerado o maior evento fixo de Foz do Iguaçu e o segundo maior de turismo da região sul, o 11º Festival de Turismo das Cataratas inicia nesta quarta-feira (15) com a expectativa de reunir mais de 6 mil participantes. A solenidade de abertura será realizada no Rafain Palace Hotel & Convention a partir das 20h, com a presença de autoridades como Marcio Favilla de Paula, diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT); Marcela Bacigalupo, ministra do Turismo do Paraguai; José Parente, presidente da Embratur; e Roberto Bacovis, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens/Paraná (ABAV-PR).

Na abertura oficial, o Festival receberá uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). O requerimento foi proposto pelo deputado Chico Brasileiro em reconhecimento “pela longa história e inegável importância do evento no cenário turístico no estado do Paraná”.

Também durante a noite desta quarta-feira, a Associação dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET-PR) e a Paraná Turismo irão homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Paraná com o tradicional Troféu Cataratas, que neste ano ganha a assinatura “Centenário Paranaense do Turismo”. Serão premiados o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a Paranatur em 1969; o presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana; o ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner; e a jornalista Rosy de Sá Cardoso, fundadora e editora do primeiro caderno de turismo do Estado. As obras de arte únicas foram criadas sob encomenda pelo consagrado escultor paranaense Luiz Antônio Gagliastari.

Em memória, serão homenageados o saudoso hoteleiro de Foz do Iguaçu, Frederico Engel, pioneiro no setor e que hospedou Santo Dumont, em 1916, quando ele esteve em Foz lutando pela criação do Parque Nacional do Iguaçu. O gesto marcou o início do Turismo no Estado. Também será homenageado Sérgio Miguel, pela memória do Turismo do Paraná.

Entre as novidades desta edição do Festival de Turismo está o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, o 1º Salão do Vinho Argentino e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação de software para o desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas ao turismo. A Feira de Turismo e Negócios, um dos eventos complementares do Festival, foi ampliada e nesta edição alcançou o número de 207 estandes comercializados.

Já o Fórum Internacional do Turismo do Iguassu – conhecido como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no País – registrou recorde no número de trabalhos submetidos e aprovados. Ao todo, foram recebidas 264 produções, volume 36% superior ao apontado em 2015. Em relação aos trabalhos aprovados, o crescimento chegou a 40%.

Na véspera do evento, na tarde desta quarta-feira (15), o diretor executivo de programas operacionais e relações institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, visita o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O diretor irá conhecer a estrutura do Complexo Turístico Itaipu (CTI), vencedor neste ano do Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação . Na ocasião, também será assinado um protocolo de intenções para capacitações, estudos turísticos e consultorias.

O Festival de Turismo das Cataratas é focado principalmente na geração de negócios e no fortalecimento e divulgação do turismo no âmbito nacional e internacional, visando o desenvolvimento sustentável. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

11º Festival de Turismo das Cataratas

Dias: 15, 16 e 17 de junho de 2016

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Foz do Iguaçu – PR

secretaria@fitcataratas.com

More to explorer