Fórum de Turismo divulga os melhores trabalhos científicos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Na sexta-feira (14), durante a última noite do 14º Festival das Cataratas foi realizada a solenidade de encerramento do 13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento é considerado o maior técnico científico do turismo nacional e nesta edição reuniu mais de 1,7 mil inscritos de 41 instituições de ensino de todo Brasil.

Ao todo, foram mais de 280 trabalhos submetidos para esta edição, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) que foi a instituição responsável pelo maior número de trabalhos aprovados.

O melhor artigo científico desta edição foi “Turismo Acessível e Meios de Hospedagem: o uso de processos inovadores no atendimento das necessidades do turista com deficiência”, de autoria de Marklea da Cunha Ferst, Júlia Ismar Silva de Souza e Helen Rita Menezes Coutinho, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Na mesma categoria, o segundo melhor trabalho foi “Instância de Governança Regional: um estudo sobre a aplicação do Programa de Regionalização do Turismo no Fórum Regional de Turismo – Região Central do Rio Grande do Sul”, de Thiago Reis Xavier, Kezia Avila Soares e Sandra Mari Flores Raddatz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Já entre os Resumos Expandidos, a primeira colocação ficou com “Uma abordagem de cultura pop e Curitiba-PR: Geek City”, de autoria de Heloisa Lima, Gabriela de Paula Faria, Jefferson França e Thays Cristina Domareski Ruiz, da Universidade Federal do Paraná (PR).

O segundo resumo expandido melhor avaliado foi “As pessoas com deficiência visual na atividade turística: análise da produção científica do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, do encontro Semintur Jr. E do Seminário Semintur”, de Igor Moraes Rodrigues e Alice Islabão Lopes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além dos GT’s, o evento teve uma importante palestra ministrada por Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto e Diego Bufquin, dentro da temática “Competências Profissionais e Mercado de Trabalho no Turismo”, além de oficinas, minicursos e o compartilhamento de relatos de experiência.

A próxima edição do Fórum será realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2020 com o tema ainda a ser definido.

O Fórum promovido pela De Angeli Feiras em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e diversas universidades e institutos brasileiros.

(Assessoria Foto: Saga Fotografia/Festival)

More to explorer