Foz do Iguaçu alcança 99,6% da população adulta vacinada contra a Covid-19

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Município já aplicou 270.735 doses dos imunizantes. Porcentagem deverá passar dos 100% com a chegada de novas doses

Foz do Iguaçu atingiu neste final de semana a marca de 99,6% da população adulta vacinada com a primeira dose ou a dose única contra a Covid-19 e 40,5% da população com a segunda dose. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o município é o sétimo do Paraná que mais aplicou vacinas na população em quantidade absoluta, com 270.735 doses.

A porcentagem para Foz do Iguaçu deverá passar dos 100% com a chegada de novos imunizantes, isso porque os dados populacionais estão desatualizados. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou até agora 9.347 doses a mais do que estava previsto, e estima que mais 10.021 moradores precisam ser vacinados com a primeira dose.

O município utiliza dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) para estimar a população a ser vacinada, tendo em vista que o último censo do IBGE é de 2010.

“Se os dados estivessem atualizados, a cidade já teria aplicado a primeira dose em 100% da população adulta”, afirma a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo. “O município recebe doses conforme os dados do IBGE e, mesmo nos baseando pelo Ipardes, nós aplicamos muito além do previsto. Por isso reforçamos o diálogo com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para o envio de lotes extras”, explica.

Doses

Na última semana, Foz do Iguaçu recebeu o segundo lote extra de vacinas, com 7 mil doses, todas foram direcionadas para a população acima de 18 anos. No sábado (28), quando as unidades de saúde ficaram abertas, quase 5 mil pessoas foram vacinadas. Agora, a cidade aguarda a chegada de novas doses para retomar a vacinação de primeira dose.

Na semana passada, o Paraná atingiu 80% da população adulta vacinada com a primeira dose ou a dose única.

(AMN)

Explore mais