PUBLICIDADE

Foz do Iguaçu é a quarta cidade mais rápida do Brasil para abertura de empresas

Site Iguassu News tam foto - 2026-01-15T102513.416

Município registra tempo médio de 2,8 horas e ocupa a 3ª posição na Região Sul, segundo ranking do CLP

Foz do Iguaçu aparece em 4º lugar no ranking nacional dos municípios com menor tempo para abertura de empresas, de acordo com levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados da Redesim, Sistema integrado do governo brasileiro. O tempo médio registrado no município é de 2,8 horas para a conclusão do processo, considerando as etapas de viabilidade e registro.

Na Região Sul, Foz do Iguaçu ocupa a 3ª colocação, ficando atrás apenas de Curitiba (PR) e Cascavel (PR). O desempenho coloca o município à frente de cidades como Criciúma (SC), Maringá (PR), Ponta Grossa (PR) e Florianópolis (SC).

O ranking avalia o tempo médio necessário para a formalização de novos negócios e é utilizado como um importante indicador de desburocratização, eficiência administrativa e ambiente favorável ao empreendedorismo, reunindo dados de municípios de todo o país.

Em 2024, Foz do Iguaçu registrou a abertura de 9.756 novas empresas. Já em 2025, esse número aumentou para 11.094, o que representa 1.338 empresas a mais formalizadas no município em comparação com o ano anterior.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edinardo Aguiar, o resultado consolida uma política pública focada em eficiência, integração institucional e apoio direto ao empreendedor. “Esse reconhecimento nacional demonstra que Foz do Iguaçu está no caminho certo ao priorizar a desburocratização, a modernização dos processos e o trabalho articulado entre as secretarias e instituições parceiras. Criar um ambiente favorável para quem empreende é fundamental para gerar emprego, renda e desenvolvimento econômico sustentável para a cidade”, afirmou.

Segundo a diretora de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Edna Rubio, o resultado reflete o esforço integrado da gestão municipal. “A atuação conjunta tem sido fundamental para simplificar processos e garantir mais agilidade para quem quer empreender em Foz do Iguaçu”, destacou.

Viabilidade e registro

O indicador do Ranking de Competitividade dos Municípios considera o tempo médio para abertura de empresas, levando em conta duas etapas do processo: a viabilidade e o registro. A fase de viabilidade corresponde à análise prévia realizada pela administração pública sobre a adequação do endereço e do nome empresarial à atividade pretendida. Já a etapa de registro refere-se à análise do órgão registral integrado à Redesim — como Junta Comercial, Cartório de Pessoa Jurídica ou OAB — para a obtenção do CNPJ junto à Receita Federal.

Post relacionados