Foz do Iguaçu está participando ativamente da 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, que acontece até hoje, na Expo Unimed, em Curitiba reunindo mais de 5 mil pessoas, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores. O evento anual é organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR).
A cidade está representada em um estande montada pela Gestão Integrada, incluindo a Itaipu Binacional e a Secretaria Municipal de Turismo na feira de Exposições do Salão e conta com a participação de representantes das empresas de turismo, hotelaria e atrativos iguaçuenses.
Na quinta-feira (16) a prefeita Inês Weizeman (PSB), o secretário de Turismo, Lourenço Kurten e o vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV-PR, Felipe Santiago Gonzalez participaram da cerimônia de abertura que contou com a presença de autoridades do trade nacional e estadual e do turismo, em noite onde o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, levantou a plateia e recebeu aplausos ao fazer um passeio e um convite poético aos presentes, para que conheçam e invistam nos atrativos paranaenses.
Uma ação que garante movimentação no estande do destino é a promoção “Maravilha de Viagem”, onde serão sorteados 3 dias de hospedagem em Foz do Iguaçu para uma pessoa com acompanhante, em apartamento duplo, de hotel 3 estrelas (ou superior), com café da manhã incluso, ingresso para Visita Panorâmica em Itaipu Binacional e para visita às Cataratas do Iguaçu, lado brasileiro, para 2 pessoas. Para participar basta os participantes preencherem um cupom no próprio estande.
O destino turístico das Três Fronteiras também está presente em outros estandes. A Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) está com um estande próprio divulgando maciçamente material de roteiros turísticos no interior do país, explorando as ruínas jesuíticas, a capital Assunção, o turismo, religioso, de compras, rural, entre outros. No lado argentino, o estande divulga os atrativos naturais da Província de Misiones, tendo como tema central as Cataratas do Iguaçu e a infraestrutura de Puerto Iguazú, com a vida noturna, hotelaria, cassinos e atrativos.
Participam empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. Nos três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.
Para Lourenço Kurten, a participação de Foz do Iguaçu é espetacular tanto na feira como em eventos paralelos. O secretário e a prefeita interina mantiveram contatos nas esferas federal e estadual para trazer projetos voltados ao desenvolvimento do turismo iguaçuense. “Foz do Iguaçu está a frente na área de turismo e alguns projetos do Ministério do turismo vão impulsionar a cidade como destino internacional”.
(Texto e fotos: Adilson Borges)