Foz do Iguaçu recebe o 10º Encontro Nacional da Mulher Contabilista 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Profissionais de todo o Brasil se reúnem a partir desta quarta-feira (12) até o dia 14 de agosto, em Foz do Iguaçu para participar do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento conta com cerca de 2 mil inscritos.

O X ENMC é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).  O evento é o ponto alto do projeto Mulher Contabilista, que busca reconhecer o papel feminino no desenvolvimento da profissão e da sociedade, e ocorre a cada dois anos, desde 1991, debatendo temas relativos à área contábil e de relevância para o País.

Em suas edições, o ENMC reuniu personalidades como a jornalista Glória Maria e o maestro João Carlos Martins, entre outros. “O objetivo vai além da qualificação profissional, ele incentiva a participação das mulheres na vida social e política do País”, explica Maria Clara Cavalcante Bugarim, controladora-geral de Alagoas, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e coordenadora nacional do projeto Mulher Contabilista.

Para sediar o evento, o CRCPR reuniu apoio dos Conventions Bureaux do Estado, da prefeitura de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional, além de outras entidades de classe. A candidatura ocorreu em 2011, e as preparações começaram a partir de então, mas se intensificaram a partir do IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em 2013, que foi realizado em um navio. “Assim que pusemos o pé no chão, começamos a trabalhar para fazer com o que evento seja um sucesso”, conta Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR e coordenadora local do encontro. A primeira preocupação da comissão organizadora foi definir a programação. “Queríamos fazer um evento atrativo, com forte componente de capacitação, mas também pensando em outras áreas, como saúde e motivação, para que os participantes saiam inspirados do encontro.”

A programação do X ENMC inclui grandes nomes da contabilidade mundial. A presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley, participará do painel que debaterá o novo mercado contábil e como se manter nele diante da competitividade. A diretora de Governança Global do Banco Mundial, Sâmia Msadek, falará sobre governança e sucessão em empresas familiares. O encontro também discutirá a liderança focada em resultados e a estratégia da gestão de pessoas com a diretora da in9 Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, Adriana Albuquerque.

Desde 2007 o evento promove o talk show Mulheres que fazem a diferença, no qual personalidades públicas contam como venceram barreiras e se firmaram profissionalmente.  As convidadas deste ano são a deputada federal mais votada do Paraná, Christiane Yared; a presidente da Suriana e ex-diretora executiva da Alpargatas, Ângela Tamiko Hirata; a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães, e a atriz Marisa Orth. A mediação será feita pelo ator e cantor Daniel Boaventura. A programação completa pode ser conferida em www.encontromulher.com.br.

O evento ocorre de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR.

Explore mais