Começa neste sábado, dia 19 de setembro, e segue até o próximo dia 26, um evento que vai colocar em prática a ‘aceleração’ de empresas em estágio inicial. A ideia é que 30 empreendedores tirem os seus negócios do ‘papel’ para colocá-los no mercado. O trabalho será realizado graças às ferramentas do Programa Startup Pirates, uma metodologia considerada, na Europa, como a melhor para ‘aceleração’ de novos negócios, justamente porque foca o empreendedor.
Os participantes recebem uma capacitação intensa em formato de ‘imersão’, planejam e validam suas ideias de negócios das 8 às 18 horas durante os oito dias do Programa. “A programação do Startup Pirates é composta por workshops e treinamentos, além do apoio de mentores especializados em diversas áreas. Os participantes se dividem em grupos e, das discussões e ações, novos negócios são gerados”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto.
No final do evento, os projetos são avaliados e os melhores resultados premiados. Ainda de acordo com o consultor, a proposta do Startup Pirates é apoiar quem está querendo começar o seu negócio, que geralmente é algo inovador e relacionado à tecnologia, como aplicativos de celular. “A capacitação provoca resultados muito positivos, pois alia a teoria à prática e desenvolve as habilidades empreendedoras dos participantes”, reforça.
Esta será a segunda vez que o Startup Pirates ‘ancora’ em Foz do Iguaçu. “Ano passado, tivemos cerca de 20 participantes e logo veio a demanda por mais um evento. A expectativa é grande por parte dos empreendedores que vão contar com um ambiente propício para colocar a mão na massa e aplicar suas ideias com a orientação de especialistas”, explica Luis Poletti, coordenador do Iguassu Startup, organização que une pessoas comprometidas com o desenvolvimento de startups em Foz e Região.
O Startup Pirates terá como sede o escritório do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, que fica na Rua das Guianas, nº 151. A programação completa e mais informações podem ser acessadas no site http://foz.startuppirates.org.