Foz do Iguaçu sedia encontro sobre tecnologia do Conselho de Secretários de Educação

Reunião Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Pernambuco
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

 Evento busca explorar desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino, com a presença de secretários, técnicos dos estados e especialistas.

O Paraná recebe nesta semana o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece de 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu, no Oeste. Será o primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho (GT) na área de tecnologia. O evento busca explorar desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino, com a presença de secretários, técnicos dos estados e especialistas.

Os secretários Alan Porto (MT), Hélvia Paranaguá (DF) e Fábio Vaz (TO), que coordenam o tema no Consed, estarão presentes. Numa agenda com painéis e compartilhamento de práticas, o GT vai discutir estratégias para uma educação mais conectada e eficaz. No primeiro dia, secretários estaduais de Educação, entre eles Roni Miranda, do Paraná, e representantes do Ministério da Educação (MEC) coordenarão as discussões.

Nos demais dias da programação, serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas vão compartilhar insights sobre o uso de softwares e dados na educação. O destaque será a mesa sobre Infraestrutura Pública Digital, na qual vão ser discutidas estratégias para maximizar o uso de tecnologia na educação. Os participantes também terão momentos de integração, favorecendo networking e troca de ideias.

Ao promover o encontro no Estado, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) atuou como parceira do GT de Tecnologia do Consed, que também teve o apoio  a Coalizão Educação Tec., formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu e BID.

Ao longo do evento, Roni Miranda apresentará aos participantes as experiências e os materiais que têm possibilitado aos estudantes da rede pública estadual do Paraná a vivência e o aprendizado nos campos da robótica e da educação gamificada. “Os secretários de todo o País poderão conhecer de perto as tecnologias educacionais empregadas na educação do Paraná e o impacto positivo que tais recursos podem exercer no processo de aprendizado”, afirma.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada.

Esses avanços na educação pública e a importância da tecnologia nas atividades regulares e extracurriculares dos alunos, além dos materiais utilizados nas escolas estaduais, serão apresentados pelo secretário ao longo do evento. Entre eles, estão o uso dos Educatrons (compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável), onde são exibidos vídeos, imagens e experiências, que proporcionarão aos visitantes uma visão abrangente das atividades desenvolvidas para cerca de 1 milhão de alunos.

COMPONENTE DE PROGRAMAÇÃO – Inserida no currículo escolar da rede de ensino do Paraná em 2021 a unidade curricular de Programação visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação, para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, dando oportunidade ao protagonismo do estudante na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais.

O objetivo é capacitar jovens em tecnologia, sobretudo em conteúdos de programação, por meio do recurso Alura, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais. No ano passado a Seed-PR adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais. (AEN)

Explore mais