Foz do Iguaçu simplifica regras para emissão de alvarás de eventos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Foz do Iguaçu acaba de aperfeiçoar as regras para concessão de alvará de eventos. O novo decreto municipal, publicado no Diário Oficial no dia 8 de agosto, é uma evolução da regulamentação em vigor desde janeiro passado. O objetivo da mudança foi tornar a ferramenta mais simples e ágil para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico.

O decreto foi assinado pela prefeita interina Ivone Barofaldi da Silva a pedido das entidades do turismo, que explicaram a importância de melhorias na regulamentação. Ivone mostrou sensibilidade ao apelo que visa desburocratizar ainda mais as questões fazendárias, tributárias, sanitárias e ambientais, inclusive aumentando a arrecadação de impostos.

O novo decreto separou as atribuições da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, destravando os processos entre os órgãos. “A prefeita Ivone Barofaldi da Silva mostrou sensibilidade ratificando a importância do turismo de eventos para o desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu”, comunicou a Gestão Integrada do Turismo.

 A principal mudança diz respeito ao laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros; cuja apresentação era obrigatória já na hora do protocolo na prefeitura. Agora o requerente pode anexar apenas o protocolo da solicitação de vistoria do Corpo de Bombeiros para o evento até a confirmação do laudo dos Bombeiros.

 Trade unido – O decreto é resultado da união do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), ICVB (Iguassu Convention & Visitors Burau), Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo), ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos).

Também participaram do grupo de técnico de trabalho representantes da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial), do Fundo Iguaçu, do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz), entre outras entidades. A nova legislação é um presente para os empresários que participam e apoiam das entidades, fortalecendo diferentes setores do turismo.

Referência – Capital do Turismo no Paraná, Foz do Iguaçu é reconhecida pela excelência em infraestrutura e prestação de serviços, com diversidade de atrativos turísticos. Aliás, essa combinação de fatores, aliada à Gestão Integrada, garantem ao destino um calendário consolidado ao longo do ano, com congressos, palestras, exposições, seminários, workshops, rodadas de negócios, encontros, etc.

Com a simplificação das exigências, a indústria de eventos nacionais e internacionais deve crescer ainda mais, gerando mais emprego e renda para a população iguaçuense. Afinal o segmento movimenta a rede hoteleira, a gastronomia, a logística, o transporte e, sobretudo, uma série de empresas especializadas na organização e promoção de eventos.

(Grampo Comunicação)

Explore mais