Fundação Cultural divulga programação do Carnaval de Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, os foliões vão pular muito carnaval em Foz do Iguaçu, o Carnafalls retorna em grande estilo e com atrações inéditas. Além do tradicional o Carnaval da Saudade, na rua Marechal Deodoro, a Fundação Cultural realizará atrações temáticas, como o Carnarock e o Carnaval do Idoso e Carnaval nos bairros. Toda programação terá entrada franca.

A festa começa com o tradicional Concurso Meninas Veneno. O local escolhido foi o Parque de Eventos do CTG Charrua, mesmo local onde acontece a Fartal, com capacidade para mais de 10 mil pessoas. Marmanjos e Borboletas fazem a alegria do público com um animado desfile no dia 10 de fevereiro, às 17 horas. 

Também no CTG Charrua, nos dias 10, 11 e 12 a festa segue com o Espetáculo Carnavalesco, à partir das 21 horas, com apresentações artísticas variadas, como Maracatu, Afoxé e samba. Em seguida, é a vez da atração mais esperada da noite: o Baile Carnavalesco, que tem início às 23h e termina as 02h. No dia 13, último dia da programação, as atrações começam às 17h, com a tradicional Canja do Galo Inácio, seguida por atrações artísticas, concurso de blocos e foliões, e o baile de carnaval, previsto para iniciar às 23h.

Para garantir a energia todas as noites os foliões terão a disposição uma praça de alimentação, com diversas opções de comidas e bebidas. A entrada de alimentos e bebidas para consumo no local é permitida, apenas as garrafas são proibidas no local.  

Carnaval da Saudade

O Carnaval da Saudade, uma das atrações mais queridas pelos moradores, turistas e principalmente crianças, será realizado nos dias 11 e 13 (domingo e terça-feira), com início às 15h30 e término às 22h.

A atração acontece no tradicional cruzamento das Ruas Marechal Deodoro com a Quintino Bocaiúva, no centro.  O evento contará com apresentação de bandas, concursos de fantasia infantil,  melhor blocos e foliões mais animados. 

Diversidade

Uma atração inédita do Carnafalls 2018 é especialmente pensada pra quem não tem samba no pé. No sábado, dia 10, o Carnarock, irá reunir roqueiros de todas as idades no Teatro Barracão. A festa acontece a partir das 21h e com previsão de encerramento às 03h. 

Outra atração inédita é o “O Carnaval nos bairros”. Moradores da Vila C e do Cidade Nova vão se divertir com a matinê realizada no domingo(11), das 17h até as 20h. Na terça (13), é a vez dos moradores do Morumbi fazerem a festa.  

Para os vovôs e vovós que querem curtir o Carnaval da Melhor Idade a festa também já tem local e data definidos – no dia 12, segunda, a festa acontece no Centro de Convivência do Idoso, a partir das 15h.

Segundo a diretora da Fundação Cultural, Vera Vieira, o enfoque desta edição do Carnafalls, assim como tem sido com todos os eventos, é garantir a participação de todas as pessoas, promovendo o respeito e a tolerância. 

“Este ano assumimos qual é a identidade do nosso carnaval, que historicamente acontece em blocos, em clubes, marcado pela alegria, reunião e celebração entre as pessoas. Essa convivência foi para as ruas, refletindo no Carnaval da Saudade. É uma festa popular, inclusiva, alegre, que foca no folião e foliã. Com este objetivo que neste ano, também vamos levar as matinês aos bairros”, incrementou Vieira.

Segurança e estrutura

A edição 2018 do Carnafalls vai contar com um sistema de segurança reforçado com a presença da Guarda Municipal, Policias Civil, Militar e Rodoviária Federal, alem de equipes do Corpo de Bombeiros. 

Assim como aconteceu na Fartal, o espaço vai ser monitorado permanentemente. A GM vai instalar câmeras de videomonitoramento e acompanhar as transmissões em tempo real dentro do Ônibus de Vigilância. A organização e a cooperação garantiram nos últimos eventos a nulidade de registros de ocorrência.

Além da segurança, haverá ambulância e equipes de saúde para atender intercorrências comuns durante a festividade. Outro ponto importante para garantir a acessibilidade é a parceria com o Foztrans, que garantirá reforço nas linhas do transporte coletivo, para os horários de entrada e término da festa, além de instalação de pontos de ônibus no Parque de Eventos Charrua. Os organizadores também garantiram que haverá serviços de táxi e mototáxi a disposição dos foliões e foliãs.

(AMN)

 

Explore mais