Falta poucos dias para a cidade saber quem são os vencedores do 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca de Turismo. A solenidade está marcada para o dia 27, às 21 horas, no Wish Resort Golf Convention. Quem quiser participar deve apressar-se para garantir um dos convites, que já estão no fim.
Os interessados podem procurar o Instituto Polo Iguassu, a Loumar Turismo ou o Iguassu Convention & Visitors Bureau, em Foz do Iguaçu. Também é possível comprá-los na Senatur, em Ciudad del Este (Paraguai), e no Iturem, em Puerto Iguazú (Argentina). O valor é R$ 100.
A cerimônia terá a presença de autoridades e convidados, bem como de representantes das pessoas jurídicas que se inscreveram e das pessoas físicas indicadas por meio do voto popular. O jantar de gala, que inclui um saboroso cardápio e bebidas não alcoólicas, será animado pela banda Delorean, de Curitiba. O traje para a noite é passeio completo.
O prêmio – O Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca foi instituído para homenagear pessoas físicas, jurídicas e do terceiro setor que praticam ações impactantes para o turismo em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. A iniciativa é realizada pelo Instituto Polo Internacional Iguassu em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Paraná Turismo, o Ente Municipal de Turismo de Puerto Iguazú (Iturem) e a Senatur, de Ciudad del Este.
A Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu são apoiadores. A Cataratas S/A e o Duty Free Shop são patrocinadores “Cedro”; a Frontur Turismo e Câmbio e o Iguassu Convention & Visitors Bureau são patrocinadores “Ipê”; e Hotel del Rey, Foz Outdoor, Loumar Turismo e DY Produções Artísticas são patrocinadores “Erva-Mate”.
Participação – O prazo para concorrer foi encerrado no dia 30 de outubro, com 30 inscrições efetivadas nas categorias Compromisso Ambiental, Compromisso Social, Inovação e Projeto Integrador Trinacional. Já na categoria Personalidade do Turismo, 34 pessoas físicas foram indicadas. As inscrições no Paraguai e Argentina foram encerradas no dia 15 de novembro.
O julgamento dos cases inscritos está a cargo de um júri formado por representantes de organizações nacionais e internacionais do setor turístico e da sociedade civil referências no tema. Já os vencedores do voto popular serão os dez cidadãos mais votados no Brasil, cinco no Paraguai e cinco na Argentina.