Governo Federal nomeia mais quatro diretores para compor quadro da Itaipu

Enio_Verri1_Foto Adilson_Borges_baixa
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Decreto assinado pelo presidente Lula e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi publicado nesta sexta-feira (24) na edição extra do Diário Oficial da União

A edição extra desta sexta-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU), trouxe o decreto com as nomeações de quatro diretores para compor o atual quadro da usina de Itaipu, agora sob o comando do presidente Lula. Foram nomeados: Carlos Carboni (Diretoria de Coordenação); Luiz Fernando Delazari (Diretoria Jurídica) e Renato Sacramento (Diretoria Técnica) e Iggor Gomes Rocha (Diretoria Administrativa). O atual diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, foi nomeado no dia 10 deste mês, substituindo o vice-almirante Anatalício Risden.

Os novos diretores terão mandatos até o dia 16 de maio de 2027 e devem iniciar suas respectivas funções na segunda-feira (27). No entanto, a posse simbólica será na próxima sexta-feira (31) e contará com as presenças da deputada federal Gleisi Hoffmann e do deputado estadual Arilson Chiorato, ambos do PT. Verri deve acunular por ora a Diretoria  Financeira da usina.

A demora nas substituições dos nomes indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi em consequência dos trâmites burocráticos do atual governo. Os nomes indicados precisaram ser analisados pelo Conselho de Administração da ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), holding criada após a privatização da Eletrobras e responsável pela Eletronuclear e a Itaipu.

Em coletiva à imprensa no dia dia 16 deste mês, Envio Verri afirmou que é necessário a atualização da diretoria-executiva para criar uma agenda de reuniões com o lado paraguaio e assim iniciar a gestão conjunta da usina, agora sob o foco do governo petista. Falta ainda a substituição dos nomes do atual Conselho de Administração da Itaipu, indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o novo conselho os nomes indicados são: Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Esther Dweck (Gestão e da Inovação); Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A partir dessas substituições é que a nova gestão da usina poderá iniciar a médio prazo pelo menos dois temas com o sócio paraguaio: a negociação da nova tabela da tarifa da energia elétrica para este ano e as tratativas para a revisão do Anexo C, a partir de agosto próximo. Para Foz do Iguaçu existem assuntos pendentes, como a finalização das obras da Ponte da Integração e Perimetral Leste, apoio na transformação do Hospital Municipal em Hospital Universitário e implantação de programas sociais, culturais e ambientais em apoio à administração do município.

(Texto e foto: Adilson Borges Lago)

Explore mais