Foz do Iguaçu é mundialmente conhecida por suas incríveis paisagens e é destino de muitos viajantes de buscam turismo de natureza e aventura.
O ibis Foz do Iguaçu, hotel localizado no centro da cidade de Foz do Iguaçu e parte do portfólio da Accor, alcançou um marco significativo ao conquistar a certificação socioambiental Green Key, tornando-se o segundo hotel no Estado do Paraná a obter o selo de reconhecimento internacional, junto com o ibis Maringá. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no início de julho, e reuniu representantes do hotel e da Green Key.
Foz do Iguaçu atrai turistas de todo o mundo por suas incríveis paisagens naturais como as famosas Cataratas, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, que ficam localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e um dos mais importantes parques do Brasil, que abriga uma incrível diversidade de flora e fauna.
A obtenção da certificação Green Key pelo ibis Foz do Iguaçu é um marco significativo para o hotel e para o turismo da cidade. Ao adotar práticas que respeitam e preservam o meio ambiente, o hotel contribui para a experiência de seus hóspedes e para o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade.
A conquista é resultado da colaboração entre a Accor e associações globais reconhecidas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), as quais avaliam os estabelecimentos em quatro pilares fundamentais da sustentabilidade: gestão sustentável, impactos ambientais, impactos culturais e impactos socioeconômicos. Tais critérios são confirmados por auditorias independentes conduzidas por terceiros, garantindo a integridade das práticas hoteleiras.
Com mais de 5.000 estabelecimentos certificados em 60 países, o Green Key é o principal selo de excelência no campo da responsabilidade ambiental e operação sustentável dentro da indústria de turismo e hospitalidade. No Brasil, o Programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O processo de certificação propõe um grande número de critérios, divididos em 13 temas principais que abordam aspectos relacionados à gestão ambiental, conservação de energia, gestão de resíduos, conservação da água, entre outras práticas sustentáveis.
Leandro Jesus, gerente do ibis Foz do Iguaçu, comenta que sobre a importância da conquista para o hotel. “Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento da certificação Green Key, um marco importante que reflete nosso compromisso com a sustentabilidade. Durante o processo para obter a certificação, montamos uma equipe multidisciplinar para adaptar nossos processos aos critérios da Green Key e tivemos grande engajamento interno, o que foi fundamental para alcançarmos o selo. Este reconhecimento nos motiva a continuar inovando e contribuir para um turismo mais sustentável na cidade.”
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, na divisão Premium, Midscale & Economy, ressalta a contribuição da Accor com o desenvolvimento sustentável. “Estamos avançando fortemente com as certificações sustentáveis em nossos hotéis com a meta de certificar todos os empreendimentos da rede nas Américas até 2026. No primeiro semestre de 2024, conquistamos mais de 50 hotéis ecocertificados na região das Américas e nossos esforços continuam para avançarmos ainda mais”.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, também destaca a importância dessa realização. “Estamos firmemente convencidos que os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis”.