Implantadas as placas de sinalização turística na Rota da Fé do Caminhos do Iguaçu em Medianeira

rota_fe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Rota possui 36 quilômetros e inicia na Ponte Molhada, na divisa com Missal e segue até a comunidade de Linha Dourado, divisa com Serranópolis do Iguaçu.

A Adetur Cataratas e Caminhos em parceria com o município de Medianeira e patrocínio da Fundação Grupo Boticário realizou recentemente a implantação de 100% das placas de sinalização turística na Rota da Fé do projeto Caminhos do Iguaçu, em Medianeira. As placas com as informações turísticas foram instaladas em troncos de eucaliptos que proporcionam durabilidade, direcionam os usuários para os principais atrativos e empreendimentos turísticos que servem de pontos de apoio.

A Rota da Fé em Medianeira possui 36 quilômetros e compreende desde a Ponte Molhada, na divisa com Missal, próxima ao distrito de Maralúcia e segue até a comunidade de Linha Dourado, divisa com Serranópolis do Iguaçu. No final do ano, este trecho recebeu a sinalização rústica no padrão da Rede Brasileira de Trilhas, com as pegadas amarelas e pretas, em ambos os sentidos, tanto norte, quanto sul.

A Rota da Fé contempla o turismo religioso de Medianeira, valorizando monumentos religiosos, como o Morro da Salete, igrejas, grutas, priorizando também o turismo rural, recantos, sítios, restaurantes, rios e muita natureza.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Medianeira, Marcia Hanzen, a implantação das placas de sinalização na Rota da Fé sela os elementos que faltavam para que o turista se autoguie. “As rotas têm essa característica de que são autoguiadas, nesse sentido as placas são fundamentais. Temos também um folder, um mapa com as informações do Caminhos do Iguaçu. O fato de Medianeira ser a primeira no aspecto da sinalização muito nos alegra. Estamos há três anos e meio trabalhando a questão das rotas, dos mapeamentos que começaram com o mapa digital. O turismo dentro da nossa pasta era um desafio, desde o primeiro dia em que assumimos e que agora está se tornando realidade”, destaca.

Segundo a coordenadora técnica da Adetur Cataratas e Caminhos, Sara Fernanda de Moraes, todos os demais municípios estarão recebendo a sinalização, tanto rústica quanto com as placas até o mês de setembro. “Estamos preparando o nosso território, o nosso destino para receber esses turistas, cicloturistas, peregrinos, pessoas que fazem caminhadas de longa distância, caiaquistas. São diversos modais que receberão vários perfis de públicos diferentes que vão conhecer e movimentar a nossa região”, finaliza.

O projeto Caminhos do Iguaçu vem sendo desenvolvido desde 2021 e conta com a colaboração de voluntários, gestores públicos, empresários, patrocínio da Fundação Grupo Boticário e tem como objetivo interligar duas unidades de conservação, o Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, contemplando os 19 municípios da região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. Os trajetos priorizam passar por áreas naturais, empreendimentos turísticos, atrativos e comunidades. Quatro roteiros fazem parte do Caminhos do Iguaçu sendo a Rota da Fé, Rota dos Pioneiros, Caminho Coluna Prestes e Caminhos do Peabiru.

Explore mais