O curso será ministrado nos dias 22 e 23 de setembro pela psicóloga italiana Dra. Giulia Altera
Entre os dias 22 e 23 de setembro, Foz do Iguaçu será ponto de encontro entre psicólogos, médicos e graduandos de ambas as áreas interessados em conhecer melhor a Terapia Focada nas Emoções (EFT, na sigla em inglês). O modelo de intervenção surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos, e está no Brasil desde 2019.
O curso “Fundamentos da Terapia Focada nas Emoções” será realizado pela primeira vez no Paraná, aplicado pela psicóloga clínica e forense, Dra. Giulia Altera, responsável pelos treinamentos da EFT no Brasil. A profissional também é uma das fundadoras da Comunidade EFT Itália e diretora do Centro EFT Nord Italia.
O curso contará com a participação de Cinthia Pereira Alves, psicóloga iguaçuense (CRP: 08/21863) que integra o núcleo restrito de profissionais com a certificação para aplicar a metodologia no Brasil.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3KBXEo3 até o dia 21/09/23. O curso é voltado para psicólogos, psiquiatras, ginecologistas, pediatras e universitários do último ano de Psicologia e Medicina que desejam introduzir a prática em sua rotina profissional. A inscrição conta com 50% de desconto para estudantes. Para obter o desconto é necessário enviar um e-mail para cinthia.psicologasistemica@gmail.com com o documento oficial de comprovação de matrícula na graduação e solicitando a realização da inscrição.
Fundamentos da Terapia Focada nas Emoções
O curso “Fundamentos da Terapia Focada nas Emoções”, apresenta a psicoterapia vinculada à Teoria do Apego, voltada para as modalidades: terapia individual, terapia de casal e terapia familiar.
A Terapia Focada nas Emoções fornece técnicas para o tratamento de ansiedade, depressão e problemas de relacionamento. A psicoterapia é focada no poder de cura da conexão emocional e oferece soluções para a psicologia clínica.
Dra. Altera explica que a capacitação pode ser uma ótima oportunidade para que colegas do Sul do Brasil fortaleçam a busca por um tipo de terapia totalmente segura e considerada referência em diversos países.
“O diferencial desse modelo é que ele tem uma validação científica que faz com que a sua aplicação na terapia de casais seja a mais eficaz que existe. É a única terapia de qualquer orientação teórica ou modalidade que pode ajudar as pessoas a mudarem, realmente, o seu estilo de apego.”
A profissional ainda reforça que o encontro realizado em Foz possibilitará aos terapeutas uma oportunidade de aplicar mudanças nas práticas clínicas, com modelos eficazes de orientação teórica ou modalidade de trabalho para terapia de casais e individuais.
“Espero conhecer essas pessoas que queiram criar uma mudança visível nas próprias sessões de forma eficaz e científica, mas que não percam o próprio contato com a utilização de um modelo experiencial humanístico focado na teoria do apego e nas emoções.”
Durante o workshop, Giulia mostrará o mapa específico da EFT, ensinando, através de passos conhecidos e praticados, todos os terapeutas a alcançarem as experiências emocionais curativas com seus clientes.
Profissionais do ramo poderão ampliar a grade de especializações e promover atendimentos focados nas emoções. Após o curso “Fundamentos da EFT”, o profissional interessado pode continuar sua caminhada de estudos, realizando cursos aprofundados e supervisões para obter a certificação internacional pelo Centro Internacional de Excelência em Terapia Focada nas Emoções (ICEEFT, na sigla em inglês).
Capacitação de alto nível
Cinthia Pereira Alves relembra que o curso trouxe diversos benefícios para a sua atuação como psicóloga, pois ampliou o olhar sobre questões básicas por trás dos conflitos nos relacionamentos e forneceu um “mapa” muito claro para trabalhar essas questões com os pacientes, tanto em terapias individuais, com casais ou famílias: “Ainda existem poucos profissionais no Paraná com a formação. A sociedade tem buscado cada vez mais esse tipo de atendimento e há uma demanda crescente por profissionais que trabalham com a terapia focada nas emoções.”
Como a terapia surgiu?
Presente no Brasil há apenas cinco anos, a EFT surgiu e vem sendo aprimorada desde a década de 1980 por diversos pesquisadores ligados à ICEEFT, instituição canadense criada pela Dra. Sue Johnson, uma das pesquisadoras responsáveis pelo desenvolvimento desse modelo. A EFT é considerada pela Associação Americana de Psicologia como a terapia padrão-ouro no atendimento a casais. Os cursos da EFT no Brasil tiveram a sua primeira edição em 2019, e desde então vem acontecendo todos os anos, qualificando cada vez mais profissionais que querem se especializar no tema.
Conheça a Comunidade EFT Sul-Brasil: https://www.eftsulbrasil.com.br/home