Inscrições abertas para o Concurso de Pontes de Macarrão da UNILA

pontes_macarrão
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Na segunda edição do Concurso, realizado em 2019, a ponte da equipe vencedora suportou uma carga de 27,5 kg.

Estudantes de ensino médio e de cursos de graduação de qualquer instituição de Foz do Iguaçu e região podem participar do 3º Concurso de Pontes de Macarrão da UNILA. As inscrições de equipes foram prorrogadas até o dia 15 de setembro e devem ser realizadas pelo site https://sites.google.com/view/petcivilunila. O evento será realizado no dia 22 de setembro, às 13h, no Ginásio da UNILA Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

De acordo com o regulamento, disponível no site do evento, a ponte deverá ser construída apenas com massa do tipo espaguete e cola. Ela deverá ter um vão-livre de 1 m; peso máximo de 1 kg; largura mínima de 10 cm e máxima de 20 cm; e a altura máxima da ponte não deverá ultrapassar os 50 cm. A ponte receberá uma carga inicial de 5 kg. Se após 20 segundos a estrutura não apresentar danos, ela será considerada habilitada no teste de carga mínima. As cargas serão aumentadas em intervalos regulares. Vence a ponte que suportar a maior carga com o menor peso de estrutura.

Na segunda edição do Concurso, realizado em 2019, a ponte da equipe vencedora suportou uma carga de 27,5 kg. A atividade é organizada por um projeto de extensão da UNILA. Entre os objetivos do Concurso estão: projetar sistemas estruturais simples; associar a teoria fornecida em sala de aula ao mundo real; promover integração entre os participantes como forma de trocar conhecimentos e enriquecer a formação acadêmica, cultural e a interação com a comunidade externa; e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando o trabalho em equipe e a competitividade lúdica e sadia.

(Assessoria UNILA))

Explore mais