Itaipu adere à Hora do Planeta no dia 19 de março

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Pelo sexto ano consecutivo, a usina de Itaipu vai aderir à Hora do Planeta, que este ano cai no dia 19 de março, um sábado. A Iluminação da Barragem, normalmente apresentada às sextas e aos sábados, será suspensa nesse dia. Os 519 refletores e 112 luminárias utilizados para emoldurar com luzes a barragem da usina permanecerão apagados.

Com a adesão, Itaipu se une aos mais importantes monumentos do mundo inteiro, do Taj Mahal à Torre Eiffel, passando pelo edifício Empire State e pelo Cristo Redentor, além do Portão de Brandemburgo, em Berlim, as Cataratas do Niágara, na fronteira entre EUA e Canadá, e o Estádio Olímpico de Pequim. No ano passado, foram mais de 600 ícones mundiais.

Mas não são apenas os monumentos que ficam no escuro. A WWF estima que mais de um bilhão de pessoas se juntam à iniciativa todos os anos, apagando as luzes das casas, escritórios e empresas por uma hora. No total, são 7 mil cidades, em 162 países, que se unem por uma mesma causa: a defesa do clima do planeta.

O movimento foi lançado em 2007, na Austrália, pela organização Fundo Mundial pela Natureza (WWF), em defesa da adoção das energias renováveis. De lá para cá, a participação foi aumentando ano a ano, inclusive no Brasil, onde a primeira Hora do Planeta ocorreu em 2009. Em 2015, o movimento contou com a adesão de 185 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal.

Usina às escuras

Itaipu participou pela primeira vez da Hora do Planeta em 2011. A exemplo das edições anteriores, o atendimento aos turistas será normal em todos os atrativos, durante o dia. A Iluminação da Barragem, apenas, será cancelada no sábado – quem quiser assistir ao espetáculo, deve antecipar a ida à usina para a sexta-feira, dia 18.

A navegação no Kattamaram, ao pôr do sol, vai operar normalmente, bem como o Polo Astronômico. Aliás, a escuridão é apropriada para a observação noturna no Polo Astronômico.

Para mais informações ou reservas ligue 0800 645 4645 ou acesse www.turismoitaipu.com.br.

(Itaipu Binacional – Foto: Adilson Borges)

 

Explore mais