Itaipu adere à Hora do Planeta no dia 19 de março

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pelo sexto ano consecutivo, a usina de Itaipu vai aderir à Hora do Planeta, que este ano cai no dia 19 de março, um sábado. A Iluminação da Barragem, normalmente apresentada às sextas e aos sábados, será suspensa nesse dia. Os 519 refletores e 112 luminárias utilizados para emoldurar com luzes a barragem da usina permanecerão apagados.

Com a adesão, Itaipu se une aos mais importantes monumentos do mundo inteiro, do Taj Mahal à Torre Eiffel, passando pelo edifício Empire State e pelo Cristo Redentor, além do Portão de Brandemburgo, em Berlim, as Cataratas do Niágara, na fronteira entre EUA e Canadá, e o Estádio Olímpico de Pequim. No ano passado, foram mais de 600 ícones mundiais.

Mas não são apenas os monumentos que ficam no escuro. A WWF estima que mais de um bilhão de pessoas se juntam à iniciativa todos os anos, apagando as luzes das casas, escritórios e empresas por uma hora. No total, são 7 mil cidades, em 162 países, que se unem por uma mesma causa: a defesa do clima do planeta.

O movimento foi lançado em 2007, na Austrália, pela organização Fundo Mundial pela Natureza (WWF), em defesa da adoção das energias renováveis. De lá para cá, a participação foi aumentando ano a ano, inclusive no Brasil, onde a primeira Hora do Planeta ocorreu em 2009. Em 2015, o movimento contou com a adesão de 185 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal.

Usina às escuras

Itaipu participou pela primeira vez da Hora do Planeta em 2011. A exemplo das edições anteriores, o atendimento aos turistas será normal em todos os atrativos, durante o dia. A Iluminação da Barragem, apenas, será cancelada no sábado – quem quiser assistir ao espetáculo, deve antecipar a ida à usina para a sexta-feira, dia 18.

A navegação no Kattamaram, ao pôr do sol, vai operar normalmente, bem como o Polo Astronômico. Aliás, a escuridão é apropriada para a observação noturna no Polo Astronômico.

Para mais informações ou reservas ligue 0800 645 4645 ou acesse www.turismoitaipu.com.br.

(Itaipu Binacional – Foto: Adilson Borges)

 

More to explorer