Itaipu espera 15 mil turistas no feriado de Carnaval

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Os 15 mil visitantes que devem passar pela Itaipu durante o feriado prolongado do Carnaval (6 a 10 de fevereiro) encontrarão um novo modelo de visitação com mais tempo para conferir as belas paisagens da usina. Há previsão de abertura do vertedouro em boa parte do tempo, garantindo uma atração a mais para os visitantes.

Desde o último dia 1º, as paradas da Visita Panorâmica no Mirante Central da usina e no Porto Kattamaram – de onde pode se observar a beleza do lago de Itaipu – são livres, sem horário de retorno marcado. Em ambos os pontos, o turista pode descer do ônibus e ficar o tempo que quiser para aproveitar a infraestrutura, como bistrô e loja de souvenir (no Mirante Central), e restaurante e um amplo deck para admirar o lago (no Porto Kattamaram).

Quem quiser aproveitar os dias na usina pode chegar cedo – as manhãs são mais favoráveis também para encontrar o vertedouro aberto, porque a demanda de energia tende a cair no País e a geração é menor no período. A primeira saída da Visita Panorâmica acontece às 8h, partindo do Complexo Turístico Itaipu. A última, às 17h.

O vertedouro deve permanecer aberto na maior parte do feriadão, mas podem ocorrer fechamentos ao longo do dia. Ainda não é possível definir quantos litros por segundo serão vertidos.

 

Reforço no atendimento

Itaipu espera receber 15 mil turistas entre o sábado de carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas. Em 2015, passaram pela usina 14.475 pessoas, nos cinco dias de folia. Para atender bem a demanda, o Complexo Turístico Itaipu manterá o esquema especial adotado desde o Natal, com ônibus, bilheterias e atendentes extras. O Circuito Especial, que leva o visitante para conhecer a usina por dentro, permanece com três horários a mais – às 9h30, 13h30 e 15h30 – além dos oito que fazem parte da programação normal. O primeiro horário é às 8h, e o último, às 16h.

Cataratas prevê 30 mil visitantes

O Parque Nacional do Iguaçu também tem boa expectativa para o feriadão e espera 30 mil turistas entre sábado e a terça-feira (6 a 9). O dia previsto para maior movimento é o domingo (7).

Nestes quatros dias, o parque irá abrir uma hora mais cedo, às 8h, e manterá o horário de fechamento às 17h, com reforço no efetivo de funcionários e ônibus extras para o transporte dos visitantes. Na Quarta-Feira de Cinzas, o parque retoma o expediente normal, das 9h às 17h.

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que dispõe de 27,5 mil leitos, também tem uma boa previsão para este carnaval. Até o dia 28 de janeiro, 75% dos leitos disponíveis da cidade já estavam reservados para o período do feriadão, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis).

A perspectiva é que os argentinos tenham presença massiva nos atrativos turísticos de Foz. No percentual de reservas de hospedagem, eles só perdem para os brasileiros: 21,6%, diante de 70,3%.

(Itaipu Binacional)

Explore mais