Itaipu lança quatro novos passeios turísticos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Os visitantes dos atrativos turísticos da Itaipu Binacional terão, a partir de quarta-feira (05), quatro novas opções de passeio. As novidades são direcionadas à crianças e adolescentes, e interessados em conhecer os projetos da usina e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) voltados à produção de biogás, segurança de barragens e mobilidade.

Nesta quarta-feira, às 17h, serão lançados os novos produtos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) no Centro de Recepção de Visitantes. Além das novas atrações, a Itaipu preparou para a alta temporada uma operação especial dos passeios, com horários diferenciados, e retoma ainda a edição especial da Itaipu Iluminada, em que a iluminação da usina é acompanhada por um jantar no Restaurante dos Barrageiros.

“O lançamento desses novos produtos é mais uma ação de aproximação e disponibilidade para a sociedade dos conteúdos técnicos e científicos que estão nas atividades do PTI e da Itaipu, além da ampliação do nosso portifólio turístico”, afirma o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado.

Entre os novos atrativos está o Itaipu Tecnologia – nas áreas de Biogás e de Segurança de Barragens, voltados a estudantes, profissionais e demais interessados nas iniciativas da hidrelétrica e do PTI voltados a energias renováveis e segurança de barragens. Em um grupo de no máximo 20 pessoas, uma vez por mês, os visitantes vão conhecer as áreas internas e externas da usina, o PTI e serão apresentados a conteúdos técnicos no tema escolhido.

Para as crianças e os adolescentes de cinco a 13 anos, será disponibilizado o Itaipu Kids. Durante três horas, guiados por monitores e recreadores, os pequenos terão atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, aprendizado em temas como uso consciente de energias, trânsito, ecologia, ciência e tecnologia, e astronomia. Os pais e responsáveis que adquirirem a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial terão 30% de desconto na compra do passeio Kids.

Veículos Elétricos

Desde novembro, o passeio de Circuito Especial da usina vem sendo feito com ônibus 100% elétricos. Cada ônibus tem autonomia para percorrer até 200 km e utiliza baterias de níquel sódio, que possuem custo mais baixo e a vantagem de ser quase totalmente recicláveis. Os veículos possuem um sistema de recuperação de energia que carrega a bateria quando o motorista pisa no freio.

Outra opção mais sustentável entre os novos passeios do Complexo Turístico Itaipu é o Itaipu VIP com Veículo Elétrico, em que o turista poderá conhecer as áreas internas e externas da binacional em um veículo 100% elétrico (Renault Zoe) conduzido por um monitor, com capacidade de até três pessoas.

Itaipu Iluminada

A partir de dezembro, será retomada a edição especial da Itaipu Iluminada, em que, além de apreciar a vista da barragem iluminada, os turistas vão desfrutar de shows musicais e pirotécnicos. Também haverá a opção de jantar no Restaurante dos Barrageiros.

No lançamento dos novos produtos do Complexo Turístico Itaipu também será anunciada a operação especial para a alta temporada, como novos horários de atendimento nos atrativos, reestruturação da Visita Panorâmica e do Circuito Especial, e melhorias no Mirante do Vertedouro.

(PTI – Foto: Kiko Sierich/PTI)

Explore mais