Itaipu participa da abertura da 18ª Semana Cultural Indígena Guarani

66201ef890d50
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Objetivo do evento é apresentar a cultura, costumes e tradições indígenas à sociedade em geral.

Na última terça-feira (16), a Itaipu Binacional participou da abertura da 18ª Semana Cultural Indígena Guarani, um projeto idealizado por duas escolas da Terra Indígena Tekoha Añetete. A ação tem como objetivo apresentar a cultura, costumes e tradições indígenas à sociedade. O evento acontece na própria aldeia Tekoha Añetete, em Diamante D’Oeste (PR), e dura três dias, com prazo de acabar na próxima quinta-feira (18). No primeiro dia de atividades, a feira recebeu aproximadamente 1.500 pessoas, entre estudantes, professores e público geral.

Na ocasião, o colega Paulo Porto, da Divisão de Ação Ambiental, representou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni. Aline Patricia Bersch e Valmir Cesar Nogueira, da Diretoria de Coordenação, também estiveram presentes.

Segundo Porto, essa semana é importante tanto para os indígenas como para a população não índia. “Esse espaço dá visibilidade à cultura e à identidade indígena. Isso é fundamental porque ao mesmo tempo em que desconstrói e combate preconceitos da sociedade, abre uma janela para as pessoas conhecerem a aldeia, já que esse é um dos únicos momentos em que a reserva é aberta ao público”, disse.

A Semana Cultural Indígena Guarani acontece todos os anos, sempre em abril. O mês foi escolhido em função do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. As atividades são organizadas pela Escola Estadual Indígena Araju Porã e pelo Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, sendo que, a cada ano, as escolas se revezam para decidir qual das duas será a sede do evento.

Os participantes puderam ver fotografias e vídeos da cultura Guarani, além de comprar artesanatos feitos em madeira e fazer pintura corporal.

(Itaipu Binacional – Crédito: Divulgação/Eduardo Felipe dos Santos)

Explore mais