Itaipu participa de missão do Brasil e Argentina à China para divulgar as Cataratas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Itaipu Binacional participará da missão conjunta do Brasil e Argentina à China para promover as Cataratas do Iguaçu e o Destino Iguassu, de 14 a 23 de maio. A empresa integrará a comitiva binacional que tem como objetivo atrair mais turistas chineses para a região da tríplice fronteira.

A principal estratégia da missão é promover as Cataratas, atrativo compartilhado por Brasil e Argentina, eleito uma das sete novas maravilhas da natureza, em 2011. O tema foi discutido entre as autoridades dos dois países na última terça-feira (17), durante o Fórum dos Ministros de Turismo do G-20, em Buenos Aires.

Durante a viagem, a Fundação New7Wonders realizará um ato para celebrar a irmandade entre as Cataratas do Iguaçu e a Muralha da China, uma das maravilhas do mundo construídas pelo homem. O termo prevê a cooperação técnica e troca de experiências no que diz respeito à administração de infraestrutura dos atrativos.

Nos nove dias de missão, as Cataratas serão divulgadas na feira de turismo ITB China, uma das mais importantes do setor, e em roadshows (eventos itinerantes que funcionam como uma espécie de workshops para agentes de turismo).

Na ITB China, o atrativo terá destaque nos estandes do Brasil e da Argentina, além do espaço da Fundação New7Wonders. Além de Xangai, onde acontece a feira, a missão passará por Pequim, Cantão e Hong Kong, cidades consideradas as principais emissoras de turistas chineses.

A usina de Itaipu, que recebeu mais 170 mil turistas chineses em 25 anos, será representada pelo coordenador de Turismo da margem brasileira e vice-presidente do Fundo Iguaçu, Alexandre dos Santos Pacheco. “A China é o maior mercado emissivo do mundo e também o que mais cresce. Esta iniciativa é nossa porta de entrada para o mercado chinês, onde queremos estar e permanecer”, afirmou Pacheco. “Acreditamos que o Destino Iguassu passará a fazer parte do projeto de viagem de todo chinês.”

Pacheco destacou ainda a relevância do relacionamento entre a Itaipu e a New7Wonders, selado na campanha para eleição das Sete Novas Maravilhas da Natureza. “Esta parceria sempre se baseou no conceito de que temos duas grandes maravilhas no nosso destino: as Cataratas e a usina de Itaipu, uma das maravilhas do mundo moderno.”

Segundo o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, esta é a primeira vez que os governos do Brasil e da Argentina se unem para promover um atrativo turístico no exterior.

A comitiva será composta ainda por representantes de organizações governamentais e não-governamentais dos dois países, entre elas os ministérios do Turismo brasileiro e argentino, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Inprotur (Instituto Nacional de Promoción Turística), o Iturem (Ente Municipal de Turismo de Iguazú), o Instituto New7 Wonders, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Iguazú Convention Bureau.

Mercado em potencial

Segundo estudo divulgado pela Academia de Turismo da China e pelo Grupo Ctrip, 130 milhões de chineses viajaram ao exterior em 2017, mas menos de 1% teve como destino a América do Sul. Segundo o ICBV, uma das razões é que voos diretos para a América Latina são praticamente inexistentes, o que caracteriza a desconexão entre as regiões. Uma das estratégias da promoção conjunta é iniciar a captação de voos diretos entre China e Brasil e Argentina.

O número de passaportes emitidos pela China deve chegar a 150 milhões até 2025. O perfil do turista chinês é predominantemente jovem. Dois terços deles pertencem aos chamados millennials, entre 15 e 35 anos. Estima-se que 74 milhões de universitários se juntarão ao turismo emissivo na próxima década. Outra característica é de que eles não economizam. A despesa média de viagem é de US$ 1.400, o que equivale a aproximadamente R$ 4.800.

Geração de negócios

Além do caráter institucional, o propósito é fomentar a comercialização do Destino Iguassu na China e, com isso, gerar mais negócios. Assim, as empresas mantenedoras do Iguassu CVB podem participar para apresentar os atrativos e a infraestrutura. “Nessa ação, vamos abrir o mercado, pois a China tem um potencial enorme e a natureza e o turismo de aventura são alguns dos temas preferidos pelos chineses para escolher o destino de viagens. É justamente por isso que todo o trade turístico está convidado a participar dessa missão”, diz o presidente do Iguassu CVB, Jaime Nascimento. Ele explica que não há custos para a participação nesses eventos – cada empresa deverá arcar somente com as despesas da viagem.

Destino Iguassu

Por decisão do trade turístico local, o Destino Iguassu passou a adotar esta grafia, abolindo o cê-cedilha. O objetivo é facilitar a divulgação internacional.

 

(Itaipu Binacional – Com informações do ICBV – Crédito das fotos: Itaipu Binacional/Divulgação)

More to explorer