Jovens do “Meninos do Lago” representarão o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom nos Estados Unidos

WhatsApp Image 2025-02-18 at 13.33.20
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gerson Terres e Milena Sofia disputarão competição internacional em março.

Do Canal Itaipu para o Mundo. Dois atletas do projeto Meninos do Lago estão prestes a viver uma experiência inesquecível: representar o Brasil no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom, que será realizado nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 31 de março de 2025, em Montgomery, Alabama.

Gerson Terres irá representar o país nas categorias C1 e K1 Masculino e Milena Sofia na C1 e na K1 Feminino. Ambos na categoria Júnior.

Gerson Terres de Oliveira Junior, de 15 anos, disputará sua primeira competição internacional, compartilhou suas expectativas para o evento e destacou o significado desta conquista em sua carreira esportiva: “Este vai ser meu primeiro campeonato internacional, estou com grande expectativa de um bom resultado. Nas últimas semanas, tive treinos de força e velocidade para que eu tenha meu melhor desempenho na competição”, destaca.

Além dele, Milena Sofia também foi convocada para a competição e será um dos principais concorrentes dentro da equipe brasileira.

A atleta intensifica sua preparação para o Campeonato Pan-Americano, com treinos focados para conquistar seu objetivo: “Minha expectativa para a competição é muito boa. Foi uma enorme alegria e responsabilidade conquistar esta vaga e quero alcançar um lugar no pódio, representando o Brasil e o projeto onde comecei a remar”, afirma Milena, que tem 17 anos e pratica a modalidade há oito.

Com experiência internacional em campeonatos sul-americanos na Argentina e no Chile, a atleta agora encara o desafio de competir em uma pista inédita para ela. “Nunca remei lá, mas estou treinando para me acostumar com o canal o quanto antes. Sei que minhas adversárias têm um nível técnico muito alto”, pontua a atleta.

Ambos os atletas fazem parte da IMEL –, em Foz do Iguaçu, e conseguiram a vaga na competição com base em seus desempenhos na Seletiva Nacional de Canoagem Slalom na temporada 2025.

Preparação

A preparação oficial para o evento iniciou esta semana, com um período de treinamentos no Complexo Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. Além da estrutura de treinos, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) oferecerá hospedagem, auxílio para alimentação e transporte para os deslocamentos necessários.

A viagem para os Estados Unidos está programada para o dia 15 de março, com retorno no dia 31. A competição reunirá os melhores canoístas do continente e será uma grande oportunidade para os jovens talentos mostrarem seu potencial.

Reconhecimento

Representar a IMEL e o Brasil são motivo de orgulho para os atletas, que vêm se dedicando intensamente para este momento. Gerson destacou o Meninos do Lago  para sua formação: “O projeto sempre me ajudou com muito apoio e suporte, desde equipamento até a preparação dos treinos, tanto na água quanto na academia”, afirmou Gerson.

“Acho que isso é apenas o começo de uma longa carreira. Para mim, isso significa que nunca podemos desistir de algo que temos vontade de realizar”, concluiu.

Milena também reforçou a importância do apoio do IMEL para sua carreira: “Esse suporte é essencial para minha evolução no esporte”, afirma.

Para os iniciantes na modalidade, Milena deixa um conselho: “Se a canoagem te faz feliz, dedique-se e se esforce, pois um dia o seu esforço será recompensado”, finaliza.

Sobre o Projeto

O Instituto Meninos do Lago – IMEL – é uma entidade de prática desportiva, fundada em 30 de julho de 2011 por iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem e  apoio da Confederação Brasileira de Canoagem com o propósito inicial de formar e regularizar o Projeto “Meninos do Lago”.

Os canoístas treinam no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu – PR.

Patrocinado pela Itaipu Binacional, o projeto hoje atende mais de 600 crianças e jovens na cidade e além de sua função da prática esportiva cumpre um importante papel social. Com um histórico consolidado, os atletas do projeto já possuem expressivos resultados em competições nacionais e internacionais.

Explore mais