Latinoware 2018 trará novidades do mundo digital em mais de 300 horas de atividades

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O principal evento de software livre e tecnologias abertas da América Latina chega a sua 15ª edição com muitas novidades – mas também mantendo tradições. O Latinoware 2018 será realizado de quarta (17) a sexta-feira (19), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, trazendo dezenas de palestras, apresentações e minicursos, além de eventos paralelos, como o 3º Latinoware Negócios, 1º LatinowareEDU e 4º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre.

Já estão confirmados mais de 3.600 participantes para esta edição, que será a primeira realizada fora do Parque Tecnológico Itaipu. Segundo o coordenador e idealizador do Latinoware, Marcos Siríaco, a mudança vai possibilitar ampliar a programação e dar mais conforto aos especialistas da área, estudantes e pesquisadores que frequentam o evento. “O cronograma inclui inúmeras atividades simultâneas e este ano vamos apostar neste espaço”, afirmou.

Estão previstas mais de 150 palestrantes e 240 ações, em aproximadamente 300 horas de atividades. Entre elas, a já tradicional palestra magna de abertura do professor Jon “Maddog” Hall, membro do Linux Professional Institute e considerado o guru do software livre no mundo. Também devem participar da abertura do evento o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm, e o diretor superintendente do PTI, Jorge Callado.

Entre as novidades deste ano, haverá o Concurso Cosplay, atividade que consiste em se fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem. O desfile dos “personagens” acontecerá na quinta-feira (18), às 17h.

Também pela primeira vez os participantes poderão se inscrever em um Banco de Talentos com dados e informações profissionais dos participantes. Serão aceitos profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação e áreas afins, além de estudantes de Engenharia Elétrica. Para fazer parte, basta procurar o estande do PTI no Latinoware, levando seu currículo em formato digital.

Educação em foco

Visando o que há de mais atual em educação criativa, o Latinoware também abrirá espaço esse ano para uma maratona de inovação e tecnologia totalmente focada na educação: o LatinowareEDU. De acordo com o curador do evento, Felipe Gonzalez, a ideia do espaço é que o público possa aprender com a interação, enfatizando o uso da tecnologia no desenvolvimento da criatividade e da educação.

O espaço foi desenhado a partir de duas concepções, conforme explica Felipe. “A gente pensou numa área de palcos, onde serão apresentados trabalhos de referência, sob a perspectiva da aprendizagem criativa, do design universal da aprendizagem, da computação criativa e da robótica educacional; e temos uma área que é das oficinas Mão na Massa, onde alunos, pais e professores podem interagir com materiais e fazer a construção do seu conhecimento junto a nossa equipe de educadores.”

A proposta é provocar a interação não somente entre os participantes cativos, mas também promover uma aproximação com o público com menos intimidade com a tecnologia. “Interagir com público qualificado da Latinoware é muito importante, pois um evento dessa grandeza atrai muitos profissionais de referência da área da tecnologia, e no nosso espaço queremos promover o desenvolvimento da criatividade do fazer brincando, por meio da tecnologia. Então a gente tira o conceito da tecnologia da centralidade e traz a criatividade e faz um convite para esses visitantes a fazerem imersão nesse mundo criativo”, ressaltou.

Organização

O 15º Latinoware é uma realização da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu, com patrocínio de Filipeflop, Solo Network, Linplast, Trade Technology, Handtalk e apoio Nextcloud, Curitiba Livre, Docker, Flash Importados, Anjos do Brasil, Assesspro PR, E.Tech Brasi, OYS Technology, LETT, Nucria, Abraphp, Associação Software Livre.org, Portal 1m e 18º Fórum Internacional de Software Livre.

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu fica na Rodovia das Cataratas, S/N km 19,5 (Acesso ao Aeroporto). Para inscrições, informações adicionais e para conferir a programação completa, acesse: www.latinoware.org.

(Itaipu)

More to explorer