Licitação da UNILA abre espaço para empresas no setor de alimentação

Site Iguassu News tam foto (23)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Pregão eletrônico busca fornecedores para atender demandas de novo Restaurante Universitário e de cantinas da instituição.

A UNILA deu início ao processo de licitação para a contratação de serviços de alimentação coletiva, abrangendo a produção e distribuição de refeições nas unidades Jardim Universitário e Campus Integração. O objetivo é garantir uma alimentação balanceada, com elevados padrões higiênico-sanitários, destinada a estudantes, servidores, colaboradores de empresas terceirizadas e visitantes da Universidade.

Os documentos do Edital estão disponíveis em https://documentos.unila.edu.br/licitacao/27/2024. O processo será realizado por meio de pregão eletrônico, sob o critério de menor preço por grupo, com modo de disputa aberto e fechado. As empresas interessadas deverão apresentar propostas exclusivamente no Sistema Eletrônico do Governo Federal (https://www.gov.br/compras/pt-br). A sessão pública para a licitação será realizada no dia 16 de janeiro de 2025, às 9h01 (horário de Brasília).

O valor que a UNILA estima gastar com as refeições subsidiadas para estudantes é de R$ 5,7 milhões. O valor total estimado do contrato é de R$ 8,6 milhões, considerando as refeições subsidiadas e refeições com valor cheio.

O certame permite ampla participação de licitantes, no entanto, micro e pequenas empresas contam com tratamento diferenciado, conforme a legislação vigente.
Interessados podem solicitar esclarecimentos por meio do e-mail licitacao@unila.edu.br.

 

Serviços contratados

O contrato prevê a oferta de café da manhã, almoço e jantar. Para os estudantes da UNILA parte do valor será subsidiado pela Universidade, conforme sistemática já praticada no restaurante localizado na Itaipu Parquetec.

Estima-se que, diariamente, serão servidos entre 150 e 464 cafés da manhã, e de 300 a 929 almoços e jantares, com a maior demanda no campus Jardim Universitário, que terá um restaurante e uma cantina integrados. O campus Integração contará apenas com uma cantina ou lanchonete. Nesse espaço, a empresa contratada disponibilizará uma cesta de produtos selecionados que serão comercializados nos espaços.

 

Impacto

A expectativa é que os novos serviços entrem em operação no início do segundo semestre de 2025. De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Geusina da Silva, “com a implantação do novo RU e cantinas na universidade, espera-se como impacto na vida dos estudantes a redução do tempo dispensado ao preparo das refeições, período que pode ser dedicado aos estudos, descanso e vivências coletivas.” Ela destaca que os restaurantes universitários possuem a missão de oferecer refeições de qualidade a valores acessíveis, com maior subvenção financeira aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo melhorias significativas em termos de tempo, finanças e acesso a uma alimentação saudável. “A oferta de alimentação adequada no RU produzirá impacto social na vida do estudante, refletindo diretamente em sua saúde por meio do acesso a refeições nutricionalmente balanceadas”, salientou.

Maria Geusina observa que a implantação do novo RU e das cantinas demonstra o compromisso da gestão da UNILA com a política pública de assistência estudantil, reconhecendo-a como uma ferramenta essencial para a permanência dos estudantes. “Os restaurantes universitários são um pilar fundamental para a permanência de centenas de estudantes na universidade, especialmente para aqueles de menor renda. Dessa forma, buscamos consolidar a missão institucional da UNILA, universalizando o acesso a uma alimentação saudável para discentes nacionais e internacionais”, disse.

 

Explore mais