Macuco Safari comemora dia das crianças no CAIA itinerante

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O grupo Macuco Safari comemorou com assistidos do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), o Dia das Crianças. Os eventos alusivos à data foram realizados em dois dias consecutivos (17 e 18/10) nas comunidades Cidade Nova e Jardim Canadá, na região norte de Foz do Iguaçu. Cerca de 100 crianças com idades entre seis e 17 anos estiveram presentes.   

O Kattamaram II ofereceu nos dois dias do evento uma mesa de café da manhã idêntica àquela oferecida aos turistas que fazem o primeiro passeio do dia, nos rios Iguaçu e Paraná. Já o almoço ficou por conta do restaurante do Porto Kattamaram que surpreendeu as crianças, nas duas comunidades, com um buffet de encher os olhos e aguçar o apetite. E com direito a sobremesa e um bolo de chocolate enorme, decorado.     

Cidade Nova– No período da manhã, terminado o café, duas biólogas do grupo e uma equipe de apoio entraram em cena, dando início aos trabalhos. Palestras socioeducativas, brincadeiras e exibição de um filme sobre a lenda de Naipi e Tarobá rechearam a programação matinal. 

Encanto Brasil- Logo após o almoço, uma atração inesperada levantou os ânimos da turma. Três bailarinos do elenco do espetáculo folclórico do Teatro Encanto Brasil chegaram vestidos a caráter e fizeram uma apresentação especial. Depois, dançaram com as crianças e atenderam pacientemente todos os pedidos de fotos.  

No meio da tarde um ônibus levou toda a turma e a equipe disciplinar do CAIA direto para o Parque Nacional do Iguaçu e, Macuco Safari.

Pequenos em maior número 

Já no Jardim Canada, no dia seguinte, a sessão de cinema que sucedeu o café da manhã teve plateia mais falante. Isto em razão do maior número de crianças com idades entre 6 e 9 anos. Impressionados com a estória e as imagens exibidas, comentavam muito e emitiam opiniões.  

A exemplo do que ocorreu no bairro Cidade Nova, a turma foi dividida em dois grupos. Os menores participaram de uma roda interativa com a bióloga Isis de Cristo, enquanto os maiores se reuniram com Ana Claudia Muniz.  Nas rodas de conversas as biólogas falaram sobre o Parque Nacional do Iguaçu, Macuco Safari, a fauna e a flora existentes no local e também da importância de se cuidar desses ambientes.

Brincadeiras, diversão e almoço encerraram a programação na comunidade. Na sequência, as crianças embarcaram para a aventura mais aguardada do dia: o passeio no Macuco Safari.

Voluntário italiano- Todas as atividades foram acompanhadas de perto pela equipe do CAIA que, no Jardim Canadá, contou também com um reforço  muito especial:o jovem médico italiano Giovanni Beltrami que veio ao Brasil na condição de voluntário, por meio do Cesc Project, uma associação de seu país que mantém convênios mundo afora.  Giovanni ministra oficinas de basquete e também profere palestras sobre saúde no CAIA e no Centro de Aprendizagem e Formação (CAF). 

O CAIA itinerante atende atualmente 180 crianças com idades de 6 a 17 anos, às segundas e quartas-feiras no Cidade Nova e terças e quintas no Jardim Canadá. Para participar a criança deverá estar na escola e ser inscrita no CRAS.   

(Por assessoria – Fotos: Edilma DDuarte/ Divulgação)  

More to explorer