Maratona de programação seleciona quatro soluções tecnológicas para o Festival das Cataratas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Depois de trinta horas ininterruptas de uma intensa maratona de programação, as quatro equipes do Hackatour Cataratas – formadas por desenvolvedores, designers, estudantes e curiosos – apresentaram soluções tecnológicas para o mercado do turismo neste domingo (26), na UniAmérica, durante a primeira etapa da ação.

Todos foram aprovados e nas próximas três semanas terão como missão aperfeiçoar os protótipos, com a ajuda de um time de mentores, para que possam apresentá-los na Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. O evento deve reunir mais de 8 mil participantes entre 12 e 14 de junho.

A qualidade dos projetos chamou a atenção de Marcelo Garcia, subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério do Turismo (MTur) e um dos jurados convidados para esta etapa. Ele ainda destacou que a sua presença é uma forma de reforçar o compromisso do MTur “com a inovação e o empenho em dar uma ênfase maior à inovação e ao surgimento de startups”.

Soluções

Com base em sete desafios do setor levantados pelos organizadores do Hackatour, as equipes desenvolveram diversas soluções. O projeto “Seja seu guia”, por exemplo, tem como proposta a criação de um site para gerar roteiros turísticos de acordo com o perfil e a disponibilidade do viajante. Entre as soluções apresentadas esteve ainda uma uma ferramenta de inteligência artificial para atendimento de turistas por agências, um aplicativo aos moldes do “Tinder” para conectar visitantes e atrações turísticas, e um sistema de captação de dados por meio de formulários virtuais em pontos com internet gratuita.

Hackatour Cataratas

O Hackatour Cataratas 2019 é realizado pela De Angeli, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio/PR; apoio estratégico da UniAmérica e Ministério do Turismo; e realização do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), StartupPR e Sebrae.

Explore mais