Mata Atlântica é a eterna guardiã das Cataratas do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A Mata Atlântica que circunda as Cataratas do Iguaçu faz parte de um complexo e frágil sistema de proteção ambiental do cenário das Cataratas do Iguaçu. A afirmação é do Professor João Batista Sena Costa, um dos autores e organizador do livro “A Origem das Cataratas do Iguaçu”, obra que remonta o surgimento do local, há mais de 5 milhões anos. Sena Costa é geólogo e desenvolve pesquisas na área de Geociências e integra um programa de pesquisa sobre a evolução das paisagens antigas e atuais que vem sendo desenvolvido há quase 30 anos em todas as regiões do Brasil.

 De acordo com o geólogo, as Cataratas, de fato, são um complexo de fraturas e de rochas com resistências diferentes que geram centenas de ressaltos e que, com a água escorrendo sobre eles, formam uma paisagem exuberante de cachoeiras. “Consequentemente, a energia gerada pelo fluxo de água é muito grande. Isso, na prática, significa que nessa região onde estão as Cataratas, os processos erosivos são muito intensos”, salientou o professor. 

Segundo ele, a água percolando as fraturas e as rochas, aumentam a possibilidade de erosão física e, consequentemente, os desmoronamentos de blocos podem acontecer com facilidade. A Mata Atlântica funciona como uma espécie de protetora, controlando a erosão física e mantendo o equilíbrio entre água e rochas.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro de duas unidades de conservação transfronteiriças: Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e Parque Nacional Iguazú (Argentina). Juntos possuem uma extensão de 250 mil hectares do bioma Mata Atlântica, protegendo ecossistemas únicos e extremamente ameaçados.

“A Mata Atlântica é a grande guardiã de manutenção do equilíbrio desse processo. Se não existisse esse tapete protetor nos basaltos e nas margens do Rio Iguaçu, com certeza o processo de erosão físico iria ser mais intenso e a possibilidade desse cenário ser modificado rapidamente é muito grande”, alertou o geólogo. 

Sobre o livro

Você pode adquirir seu livro com edição em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês em Foz do Iguaçu, nas lojas do Parque Nacional do Iguaçu, nas livrarias: Kunda (Almirante Barroso, 1473 – Centro), A Página (Cataratas JL Shopping – Av. Costa e Silva, 185 – Loja 215) e Sebo Cultural (Rua Jorge Sanways, 623 – centro). Ele também está disponível nos pontos de vendas da Loumar Turismo.

 

Siga-nos nas redes sociais

www.facebook.com/aorigemdascataratas/ 

www.instagram.com/origemdascataratas/ 

 

More to explorer