Medicina Veterinária da UDC se destaca pela prática em Hospital Veterinário

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

O curso de Medicina Veterinária da UDC não é somente referência pelo alto nível dos docentes, mestres e doutores, mas também pela estrutura oferecida aos alunos. São seis laboratórios específicos completos, além dos inúmeros multidisciplinares com o objetivo de aprimorar e condicionar os futuros profissionais à excelência. Os estudantes têm acesso a casos reais desde o 1º período.

O Hospital Veterinário foi criado para atender às necessidades dos universitários e oferecer à comunidade serviços veterinários e informações científicas provenientes de estudos de casos e projetos de extensão.

Na Clínica, os estudantes do Centro Universitário UDC vivenciam casos com todo tipo de animais de grande porte como os equinos e bovinos; os de pequeno porte como cães e gatos; bem como os chamados exóticos como furões, répteis, aves e iguanas. Entre alguns silvestres, dois casos chamaram a atenção, um gambá que foi mordido por um cão e foi submetido a uma cirurgia, e uma tartaruga com fratura no casco. “Essa prática dos alunos em situações reais dão a vivência da profissão”, destacou o Coordenador do Curso Professor Mestre Ricardo Clasta. 

Atendimento no Hospital Veterinário

São consultas, exames laboratoriais parasitológicos e patológicos, exames de imagem com Raio X e Ultrassonografia, aplicação de medicamentos e realização de cirurgias em dois Centros Cirúrgicos. Todo esse atendimento à população, além de auxiliar a sociedade, tem como referência preparar os alunos à rotina de um profissional, dos mais diversos segmentos.

As ações são realizadas por médicos veterinários que são professores do curso e acompanhadas pelos alunos estagiários do 1º ao 10º período, evidentemente com responsabilidades diferentes. Os estudantes iniciantes são observadores e auxiliares dos professores. Já os alunos mais avançados também são orientados, mas praticam os procedimentos nos animais com a supervisão dos professores. 

Tecnologia e equipamentos de referência

Todos os atendimentos buscam dar cada vez mais experiência aos alunos e as ferramentas utilizadas são referenciais. Além dos laboratórios multidisciplinares ofertados no Centro Universitário UDC unidade Vila A, os alunos têm a disposição na Clínica laboratórios de análises parasitológicos e patológicos. No local, os estudantes realizam a análise de amostras dos pacientes e conseguem avaliar melhor cada caso. Há também a oferta de diagnóstico por imagens através de equipamentos modernos.

O Ultrassom é o ACUSON X300 System da Siemens, que pode realizar exames em animais e em seres humanos, pois, é multi-frequencial, já o aparelho de Raio X Multix B é uma das melhores tecnologias da atualidade e possui alta precisão. Equipamentos de ultrassom portáteis também são utilizados, boa parte nas avaliações de grandes animais.

 

Atendimento à população

A Clínica Escola de Medicina Veterinária atende à comunidade diariamente em horário comercial, de segunda a sexta-feira das 08 horas ao meio dia e das 14h às 18h. Todos os procedimentos nesta clínica são pagos. O atendimento é feito por Professores do curso de Medicina Veterinária que são Médicos Veterinários. Os alunos participam como estagiários de todo o processo e de todos os atendimentos, desde o acolhimento na recepção até na realização de cirurgias.

O objetivo do Hospital Veterinário é atender à comunidade, instruir os alunos, instigá-los à prática do ensino científico, já que os casos atendidos viram pesquisa, e também fazer com que esses dados voltem à população por meio de informação através de artigos científicos.

(Assessoria)

Explore mais