Lançamento do edital de seleção aconteceu durante o Festival Rede Mulher Empreendedora
Na manhã desta sexta-feira (6), durante o Festival RME em São Paulo, foi anunciada uma parceria inédita entre Ministério das Mulheres, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, com o lançamento de mais um importante edital para seleção de ideias inovadoras e startups, desta vez lideradas por mulheres.
O programa Hangar Mulheres busca impulsionar o empreendedorismo feminino, oferecendo suporte financeiro e estratégico para mulheres empreendedoras. O Hangar PTI Startups, programa reconhecido por sua atuação como base para o processo de Incubação do PTI, agora volta sua atenção para a promoção da igualdade de gênero no ecossistema empreendedor.
A solenidade de assinatura contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, da diretora administrativo-financeira do PTI, Clerione Herther, e da coordenadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes. Também estiveram presentes no encontro a secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, e a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva.
O programa Hangar Mulheres tem como principal objetivo apoiar e investir na promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo aporte financeiro de até R$30 mil por projeto, uma série de capacitações por meio de uma trilha empreendedora exclusiva, mentorias com especialistas e networking com os principais ecossistemas de inovação do mercado. A expectativa é preparar empreendedoras para, consequentemente, aumentar a taxa de sobrevivência e performance das startups.
O Hangar Mulheres contará ainda com apoio estratégico da Rede Mulher Empreendedora, maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Com isso, o programa busca além de estimular novos negócios e fomentar a inovação, contribuir para o alcance de metas globais de igualdade de gênero e justiça social.
“Nós estamos reconstruindo o país, fomentando políticas que permitam às mulheres ascenderem no mercado de trabalho, com respeito e igualdade para todas. E o Programa Hangar Mulheres vai ao encontro desse propósito, pois reconhece a importância do empreendedorismo feminino para a autonomia econômica das mulheres”, comenta a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Segundo Clerione, empoderar mulheres no cenário empreendedor é fundamental para impulsionar o progresso em direção a uma sociedade mais justa e equitativa. “O futuro do empreendedorismo feminino no Brasil ganha um novo impulso com o lançamento do Hangar Mulheres, e o PTI está ansioso para apoiar e ver essas startups lideradas por mulheres alcançando o sucesso e fazendo a diferença no mercado” afirmou.
As inscrições para o programa Hangar Mulheres já estão abertas, e empreendedoras interessadas podem encontrar mais informações no site oficial do programa: https://www.pti.org.br/hangarmulheres/
(Assessoria Ministério das Mulheres)