No domingo de Páscoa, Foz do Iguaçu recebe Concerto Português gratuito 

WhatsApp Image 2024-03-27 at 1.04.56 PM
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

“Sinédoque” chega ao Brasil e faz apresentação única, no dia 31 de março, às 20h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Um século e meio depois do período áureo do gênero “Melodrama”, que pela ala de compositores como Schumann, Liszt ou R. Strauss reúne música e poesia declamada, o pianista João Vasco criou obras que misturam recital e piano, traduzindo em música a essência de cada obra literária.

O ator Ivo Canelas interpreta os poemas e é responsável pela direção artística do espetáculo. Sinédoque é o primeiro concerto integralmente criado com obras inéditas para piano e recitante, com poesia e música portuguesa. Quem procura programação no domingo de Páscoa, a boa pedida é escutar belas poesias ao som de notas e acordes musicais.

O projeto tem produção de Fabrício Chianello e foi panejado para itinerância nacional e internacional, descentralizando e democratizando o acesso do público ao gênero poético, tendencialmente pouco apresentado em palcos de teatro ou salas de concerto.

A seleção de poemas que reunimos em Sinédoque representa essencialmente o modernismo e o pós-modernismo português – Ruy Belo, António Ramos Rosa, Cruzeiro Seixas, Alexandre O’Neill, e também a produção poética contemporânea – Margarida Vale de Gato. É, porém, um formato aberto pelo que admitimos a inserção de novos poemas, desde que com a antecedência necessária para a criação da respectiva composição musical.

O espetáculo não prevê nova roupagem dos poemas, mas sim, a sua desconstrução e extrapolação com ousadia, humor, surpresa, profundidade, sempre com absoluto respeito pela obra poética original.

“Queremos que a poesia esteja na rua, mas também nos palcos, nos olhos e ouvidos de todos”, expressou Chianello.

O concerto é realizado gratuito em Foz do Iguaçu graças ao apoio de DoubleTree by Hilton.

Serviço
Sinédoque
Retire o ingresso gratuitamente pelo site: https://www.sympla.com.br/evento/sinedoque/2390390
Dia 31 de março, às 20h
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu – Rua Benjamin Constant 62 – Centro
Capacidade 100 lugares
Classificação Etária livre

Explore mais