Novo round contra abertura de estrada no Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu - Estrada do Colono Foto Marcos Labanca (6)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Reunião de líderes dos partidos na Câmara dos Deputados vai discutir na terça-feira (8) projeto de autoria do deputado Vermelho

A luta dos ambientalistas brasileiros, agora com o apoio de diversos setores da sociedade para defender a integridade do Parque Nacional do Iguaçu terá na terça-feira (8) na reunião de Líderes dos partidos da Câmara dos Deputados, mais um desfecho, após o requerimento 1929/19, não entrar na pauta na última sessão da Câmara de Deputados, ocorrida na quarta-feira (2).

O requerimento solicitava em regime de urgência a apreciação do PL 984/19, de autoria do Deputado Vermelho (PSD-PR) que prevê a alteração da Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para criar a categoria de unidade de conservação denominada Estrada-Parque e institui Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu.

Percebendo a manobra do parlamentar governista que adiantaria a aprovação do PL, ambientalistas de várias partes do Brasil, promoveram um dia antes um tuitaço chamando a atenção de autoridades para a proposta que cortaria o Parque Nacional do Iguaçu praticamente em dois com a construção de uma estrada de 18 quilômetros na área intangível, de maior biodiversidade e refúgio das últimas onças-pintadas doo Bioma da Mata Atlântica.

Capitaneado pela Rede Pró-UC, organização que congrega 30 organizações não governamentais, voltadas para a proteção de Unidades de Conservação, o tuitaço foi endereçado às lideranças dos partidos, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e ao deputado Vermelho.

Para a diretora-executiva da Rede Pró-UC, Angela Kuczach, a avaliação do tuitaço foi muito positiva, conseguindo a mobilização através de uma articulação bem fundamentada e muito rápida, chegando ao Governador do Estado do Paraná, a Câmara dos Deputados, ao presidente da Câmara, lideranças de bancadas, além de envolver a imprensa, a sociedade com representatividade de todo o Brasil, de ongs nacionais, internacionais, regionais, locais e a população de Foz do Iguaçu.

“Ficou muito claro que a maioria das pessoas não querem o Parque sendo rasgado pelo meio. Não querem uma rodovia dentro do Parque com esse nome fantasia de Estrada-Parque mas que representa atropelamento, caça, ilegalidades de toda a sorte, insegurança, violência, tráfico, contrabando, danos gigantescos à imagem do Brasil lá fora e consequências danosas ao turismo com turistas que vai deixar de vir ao Brasil e ao Parque pela tristeza de vê-lo desmatado para abrir essa rodovia”, disse.

Com o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal, presidido pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP) a nova ação do grupo é conversar com a lideranças dos partidos para barrar o projeto. Também está previsto um novo tuitaço para a próxima semana.

(Texto: Adilson Borges Lago – Foto: Marcos Labanca)

Explore mais