Observatório Social realiza seminário para voluntários e mantenedores

Jaime Nascimento, presidente do Observatório Social - Foto Divulgação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Evento terá oficinas e elaboração colaborativa do planejamento estratégico da entidade de controle social.

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) promove o I Seminário de Planejamento Estratégico, dirigido a voluntários e mantenedores, neste sábado, 6, a partir das 8h. A programação prevê apresentação da entidade, oficinas e definição de ações futuras.

O objetivo é envolver na prática de planejar todas as pessoas que colaboram com as atividades de controle social em Foz do Iguaçu. Busca-se ampliar olhares e metodologias que possam contribuir com os resultados em torno do foco e finalidades da instituição.

Serão realizadas quatro oficinas em ferramentas Canvas, ministradas pelos profissionais convidados Eduardo Moreira, Haralan Mucelin, Gilmar de Oliveira e Fabricio Rocha. O planejamento estratégico será baseado nas metodologias de investigação apreciativa e Balanced Score Card.

“O planejamento estratégico é essencial na compreensão da realidade e busca dos resultados”, explica o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “Quando esse trabalho é feito coletivamente, a muitas mãos, os frutos são ainda maiores”, avalia.

Voluntários são a base orgânica do OSB – FI, pois contribuem com pautas, denúncias e execução do trabalho de controle social no município. Os mantenedores são representantes de empresas e instituições, assim como pessoas físicas que doam recursos para manter o Observatório Social.

“Se a eficiência nos gastos e a qualidade dos serviços públicos são a razão de existir do Observatório Social, nossos voluntários e mantenedores são quem nos permite cumprir essa função social”, enfatiza Jaime Nascimento. “Queremos contar com todos em nosso seminário”, conclui.

Relevância social

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu é uma organização da sociedade civil organizada, sem vínculo com órgãos de controle, administrativos ou governamentais. É apartidário e não aceita recursos municipais como forma de manter a independência das ações.

Desde 2011 até abril deste ano, o pente-fino em licitações de compras do poder público municipal resultou em economia de R$ 78,3 milhões aos cofres da cidade. O resultado do trabalho do Observatório Social é divulgado periodicamente na imprensa e nos canais institucionais.

O OSB – FI aposta na iniciativa voluntária de cidadãos que doam seu tempo e conhecimento, dedicando-se ao monitoramento e à busca da transparência da gestão. Não faz investigação nem fiscalização, sendo essa uma função dos vereadores e outras instâncias com previsão em lei.

Seja voluntário

Toda pessoa interessada pode atuar como voluntária no Observatório Social em Foz do Iguaçu. O principal requisito exigido é não possuir filiação em partido político. Na entidade, o cidadão é inserido nas metodologias de controle social para dar a sua contribuição.

Acompanhe o trabalho
Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br
Redes sociais: facebook.com/osbfozdoiguacu e instagram.com/osbfozdoiguacu
E-mail: fozdoiguacu@osbrasil.org.br
Telefone: (45) 98823-5350 (WhatsApp) e 3198-9185

(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu)

Explore mais