Oficina leva o tema “Hospitalidade e Turismo” a professores de Foz do Iguaçu

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Professores de quase todas as 51 escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu participaram do Programa Integrado de Educação Turística (PIET). O objetivo foi sensibilizar e motivar os educadores sobre a importância de trabalhar o turismo interdisciplinarmente nas salas de aula. A ação tem potencial para impactar 19 mil alunos.

Após a recepção dos profissionais, no Ecomuseu de Itaipu, os facilitadores do Polo Iguassu promoveram uma roda de conversa sobre o turismo e hospitalidade. Para incentivar os professores a conhecer os atrativos da cidade, o programa viabilizou, com o apoio do Complexo Turístico de Itaipu, o Passeio de Kattamaram pelo Lago de Itaipu.

Conforme a facilitadora do Polo Iguassu, Karina Zavilenski Custódio, os professores compartilharam experiências e identificaram diferentes formas de falar sobre o turismo em sala de aula. A proposta destacou a importância que a atividade tem na economia de Foz e o papel de cada morador em receber bem os visitantes. “Precisamos conhecer melhor a nossa cidade e ter orgulho do lugar onde moramos”, afirmou.

O Polo Iguassu colocou o Caderno do PIET, elaborado especialmente para os professores, à disposição das escolas. O material didático, de 54 páginas, aborda o turismo, a hospitalidade e o patrimônio cultural no dia a dia da comunidade, inclusive com sugestões de exercícios lúdicos. A versão em PDF pode ser baixada, para ser usada em projeções, do site do Polo Iguassu (www.poloiguassu.org).

Avaliação – O professor pode ser um grande agente público com a missão de explicar ao estudante o papel do turismo no município. “O turista sente-se em casa quando encontra uma cidade estruturada e sinalizada, com bons serviços e morador hospitaleiro”, disse Theodorico Melo dos Santos, coordenador do ensino fundamental em Foz do Iguaçu.

Para Lucas Antonio Favero, professor na Escola Municipal Lúcia Marlene e na Parigot de Souza, a promoção da cultura da hospitalidade em Foz do Iguaçu precisa ser constante, preferencialmente como parte da formação das crianças. “O turismo movimenta nossa cidade e injeta dinheiro para nossa economia, gerando emprego e renda”, avaliou.

Servidora da Escola Municipal Altair Ferrais da Silva, a educadora Salete Inês Verner Amaro Farias acredita que o PIET é uma ferramenta para trabalhar a diversidade cultural e a integração da comunidade com os atrativos turísticos. “É um instrumento, inclusive, para apontar para os adolescentes uma perspectiva de emprego.”

Prático – A professora Maria Luiza, da Escola Municipal Papa João Paulo I, considerou a dinâmica importante porque deu exemplos práticos de como despertar na comunidade escolar o sentimento de fazer parte de uma cidade turística. “Muitos dos alunos não têm acesso aos atrativos, então agora temos o desafio de aproximar as partes”, ponderou.

Funcionário da Jorge Amado, o professor Manoel Augusto Cesar disse ter aprendido exemplos reais de como desenvolver o assunto com as crianças. “A cidade tem muito a oferecer”, resumiu. Já a professora Gisele Cristina, da Escola Municipal Gabriela Mistral, pensava que “tudo era de outro mundo”, mas agora tem uma visão diferente do turismo integrado com a cidade.

PIET sensibilizará também motoristas e cobradores 
O Programa Integrado de Educação Turística é desenvolvido pelo Polo Iguassu em parceria com a Gestão Integrada do Turismo, a Paraná Turismo e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e conta com o patrocínio da CVC. Além de educadores, o PIET está sensibilizando frentistas e fiscais de trânsito, mas sensibilizará ainda motoristas e cobradores do transporte coletivo.

O Polo Iguassu destaca o trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, que por meio de sua equipe técnica possibilitou acesso aos professores, permitindo a criação de multiplicadores da cultura da hospitalidade. Ressalta também a parceria com o Sicoob Três Fronteiras, que por meio do seu projeto Cooper Jovem tem sido um apoiador e incentivador do PIET.

{gallery}Piet{/gallery}

(GRAMPO COMUNICAÇÃO)

More to explorer