A expectativa é reunir cerca de 1.200 mulheres, o que representa um crescimento de 60% em relação à edição anterior, que contou com 783 participantes.
A inscrição pode ser feita no link disponível no https://www.instagram.com/musasequilibrio/, a qual dará direito a um kit especial, contendo mochila fitness, camiseta, meia e medalha de participação para quem concluir a prova. Mulheres que já enfrentaram o câncer têm desconto especial na inscrição.
A corrida está marcada para o dia 19 de outubro, com largada às 7h30, na Avenida Araucária, na Vila A. A concentração começa às 7h, com sessão de aquecimento. O percurso será de 5 km. Entre as participantes, estarão mulheres entre 16 a 86 anos. No final, elas serão recebidas com um café da manhã saudável para repor as energias.
No dia 5 de outubro, haverá uma caminhada para reconhecimento do percurso com largada às 7h.
Segundo a organizadora do evento, a fisioterapeuta Jessica Maciel, a caminhada começou de forma simples, há quatro anos, com um grupo de sete amigas que caminhavam aos domingos pela Avenida Paraná. Com o tempo, a iniciativa ganhou força e virou um movimento de saúde e conscientização. “Na segunda edição já éramos 60; na terceira, 150; na quarta, 300. No ano passado, 783 mulheres participaram. Agora, na sexta edição, queremos alcançar 1.200”, destacou Jessica.
Ela ressalta que o objetivo do evento é incentivar o público feminino a adotar um estilo de vida mais saudável e equilibrado, como forma de prevenção ao câncer de mama. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) comprova que a obesidade é um dos fatores de risco para o câncer. Por isso, hábitos saudáveis são aliados importantes na prevenção”, acrescentou.
Câncer de Mama: dados preocupantes
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros em 2024 e 2025, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A estimativa é de que, a cada hora, seis novos casos da doença sejam diagnosticados.
Somente em 2025, o Brasil deve registrar 74 mil novos casos de câncer de mama. Em 2021, foram 66 mil; em 2019, 59 mil. A incidência atual é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, sendo que, em 2021, esse número era de 61,61 por 100 mil.
Desses, apenas 1% dos casos ocorre em homens e a taxa de cura pode chegar a 90% se diagnosticado precocemente. No mundo, um novo caso é diagnosticado a cada 19 segundos.
Mais informações: https://www.instagram.com/musasequilibrio/