Painel com Ana Fontes destaca o protagonismo feminino nos negócios e anuncia a terceira edição do Hangar Mulheres

painelhangar
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Encontro marcado por histórias inspiradoras e reflexões sobre liderança também contou com o anúncio de um novo edital.

“Se já somos metade do mundo, por que ainda não somos metade dos negócios?”. Esse foi o tema do painel que reuniu nomes de referência no empreendedorismo feminino para refletir sobre os desafios, conquistas e caminhos ampliar o protagonismo das mulheres durante o Festival Iguassu Inova, nesta sexta-feira (24).

A conversa contou com a participação da fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, Ana Fontes; da diretora administrativo-financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther; e da assessora especial da diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional, Victória Pedro Corrêa, com mediação da analista de negócios do Itaipu Parquetec, Carol Bacheta.

O momento também marcou o anúncio da terceira edição do Programa Hangar Mulheres, iniciativa que fomenta a criação e o fortalecimento de negócios liderados por mulheres. Também estiveram presentes no anúncio representando o Ministério das Mulheres, Simone Sarita Schaffer; APEX Brasil, Maira Pinto Cauchioli Rodrigues e a Aliança Empreendedora, Camila Reis.

Ao final do painel e de uma roda de conversa inspiradora, a diretora administrativo-financeira do Itaipu Parquetec, Clerione Herther, destacou a relevância de compartilhar histórias, trajetórias e desafios. “É sobre unir mulheres numa grande rede de apoio, olhar e propiciar possibilidades para que aquelas que queiram empreender se vejam nesse mundo de tecnologia que estamos vivendo agora”, afirmou.

Para ela, a continuidade do projeto com a terceira edição representa a consolidação de uma rede que se fortalece a cada ciclo. “Quando ouvimos esses depoimentos e vemos o quanto impacta a vida das pessoas, entendemos que é isso que nos move. Com novas parcerias que vêm se formando, é sobre juntar forças e proporcionar ainda mais oportunidades, nos tornando cada vez mais fortes e capazes de compartilhar mais vidas”, destacou a diretora.

Rede de apoio

A fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME, Ana Fontes, ressaltou a importância de iniciativas como o Hangar Mulheres para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. “Sempre tive muita dificuldade de encontrar apoio em uma iniciativa como essa, que ajuda as mulheres a desenvolverem seus negócios, reúne essas mulheres em grupos, conecta e incentiva o trabalho colaborativo. Se eu tivesse o Hangar Mulheres há 16 ou 17 anos, minha jornada teria sido muito menos difícil”, contou.

Ana também reforçou a necessidade de combinar capacitação e investimento financeiro. “As mulheres normalmente empreendem por necessidade, para poder colocar dinheiro na mesa. Por isso, é importante oferecer informação de qualidade, conteúdo qualificado e reunir essas mulheres em grupos para que consigam se apoiar mutuamente. Iniciativas como o Hangar Mulheres e a Rede Mulher Empreendedora são fundamentais para que as mulheres possam se desenvolver”, explicou Ana.

Inspiração

A empreendedora Yula Merola, fundadora da startup Reuso Recicla Mais, plataforma de gestão de resíduos, logística reversa, que une tecnologia e impacto socioambiental participou do segundo edital do Hangar Mulheres. Ela compartilhou como a experiência impulsionou seu negócio e trajetória pessoal. “O Hangar Mulheres inspira, ajuda, e principalmente, dá força para os desafios que encontramos. Sou uma mulher que começou a empreender acima dos 50 anos na área de gestão de resíduos e estar em uma rede que acredita na gente, no nosso potencial e faz acontecer com impacto é muito importante”, contou.

Como participar

Interessadas em participar da terceira edição do Hangar Mulheres podem preencher o formulário de interesse disponível em https://bit.ly/4pL32rU?r=qr, seja como mentoras, compartilhando experiências e impulsionando novas trajetórias ou como empreendedoras participantes, com acesso a capacitações, mentorias e conexões para transformar seus negócios. Mais informações em https://campanha.itaipuparquetec.org.br/hangarmulheres/.

Sobre o Festival Iguassu Inova

O Festival Iguassu Inova 2025 é promovido de 22 a 25 de outubro, no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu. Realizado pelo Itaipu Parquetec, em parceria com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, o evento é gratuito e reúne cinco mundos do conhecimento: Latinoware, FIciências, Sapiens, Summit Tour e Itaipu Parquetec, com palestras, hackathons, mostras científicas e culturais, oficinas, gastronomia e shows. Inscrições em www.festivaliguassuinova.com.br.

(Itaipu Parquetec – Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec)

Explore mais