Países do Mercosul apoiam esforço do Brasil para atrair turistas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

As delegações do Uruguai, Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Bolívia acordaram um texto de apoio ao Brasil para estimular o turismo no período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Esse documento foi firmado durante a 61ª Reunião Especializada em Turismo do Mercosul e a 17ª Reunião de Turismo do Mercosul, que ocorreu nesta quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai. A delegação brasileira, formada por representantes do Ministério do Turismo e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou informações sobre os Jogos, como a isenção de visto a nações estratégicas, sugerindo ainda que outros países membros sigam esse exemplo, para que haja maior movimentação entre os países do Mercosul.

“Os Jogos Olímpicos são uma vitrine privilegiada para a divulgação dos destinos turísticos do Mercosul”, disse o representante do Ministério do Turismo, Acir Pimenta. Ele informou ainda aos presentes que o evento terá a participação de 206 países, com a presença de 25 mil jornalistas e cerca de 500 mil turistas internacionais, além da expectativa de 5 bilhões de telespectadores em todo mundo.

De acordo com o presidente da Embratur, Gilson Lira, essa é uma excelente oportunidade de promoção internacional do turismo brasileiro e regional, antes, durante e após os Jogos. “O ganho com os megaeventos é incalculável. E isso ocorre, justamente, porque os grandes eventos ajudam a aumentar e a reforçar a visibilidade de qualquer País”, destaca.

Em seu pronunciamento, a ministra de Turismo do País anfitrião, Liliam Kechichian, expressou o apoio do Uruguai ao Brasil para a realização dos Jogos Olímpicos e destacou a importância e a visibilidade que este grande evento trará para a América do Sul.

Corroborando o apoio ao País da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, o ministro da Argentina, Gustavo Santos, reforçou: “Nós apoiamos os Jogos Olímpicos, pois este será um importante evento para o Continente. Sendo ainda importantes para as relações bilaterais entro os dois países”, enfatizou.

Os argentinos são os turistas que mais visitam o Brasil. Em 2014, conforme dados do Ministério do Turismo, mais de 1,7 milhão estiveram no País. Já o mercado turístico uruguaio segue em expansão ao longo dos últimos anos apresentando crescimento no turismo emissivo. Os uruguaios ocupam a 6ª posição no ranking de visitantes da América do Sul, com mais de 223 mil turistas.

Entre os outros assuntos debatidos na reunião estavam a promoção integrada em mercados longínquos, com destaque para a China e para o Japão, a importância da inclusão de cruzeiros fluviais como mecanismo de consolidação dos circuitos turísticos e a incorporação do Fundo de Promoção Turística do Mercosul. A próxima reunião do Mercosul será na Venezuela, com data a ser marcada.

 Informações de mercado

O fluxo turístico dos países do Mercosul é crescente a cada ano. O Brasil é o País que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes. No mesmo período, a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile, 3,57 milhões; o Uruguai, 2,81 milhões; a Venezuela, 1,08 milhão e o Paraguai, 610 mil.

(Assessoria)

 

Explore mais