Paraguai busca aumentar oferta turística para visitantes brasileiros

Grupo brasileiro iniciou a jornada conhecendo a Ruta de la Caña
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma das iniciativas foi levar um grupo de agentes de viagem do Paraná para conhecer os atrativos do país e participar de um workshop na capital Assunção

O Paraguai quer ampliar o número de turistas brasileiros que queiram conhecer a enorme oferta de atrativos e serviços oferecidos em diversas partes do país. Uma das primeiras iniciativas foi a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) levar um grupo de operadores de turismo de Foz do Iguaçu e Curitiba para um famtour, ocorrido no último final de semana.

O grupo embarcou em Ciudad del Este e durante três dias pôde conhecer um pouco dos fortes investimentos do país no setor. Foram feitas visitas a locais com enorme potencial para atrair o visitante brasileiro (veja abaixo os locais visitados). O destino final da viagem foi Assunção, onde o governo promoveu no sábado (27) um workshop entre operadores dos dois países e contou com a presença de diretores da Senatur, representante da Itaipu Binacional e da ministra do turismo, Sofia Montiel de Afara. “Necessitamos pensar de forma conjunta como reativarmos, como fortalecemos e de esta maneira nos consolidarmos como uma região única e que deve ser comercializada, vendida e promovida como tal”, disse a ministra.

A ministra do turismo, Sofia Montiel de Afara e o representante da Itaipu Binacional na abertura do workshop em Assunção 

De acordo com a Diretora Geral de Produtos Turísticos, Doris Penonni, a Senatur calcula que houve um aumento de 30% no movimento de turistas brasileiros de janeiro a outubro deste ano e que consequentemente substituiu o turista argentino devido as restrições imposta pela pandemia do novo coronavírus. O órgão nacional quer ampliar o leque de opções turísticas para oferecer aos brasileiros e consequentemente para que permaneçam mais tempo no país.

“Fizemos uma análise de mercado e hoje o principal país emissor de turistas é o Brasil. Portanto as nossas ações e estratégia de marketing vão ser dirigidas fortemente a este mercado, pois consideramos que temos uma oferta variada para os brasileiros que, preferentemente consomem gastronomia, boa hotelaria, compras e lazer, junto com uma oferta cultural”.

A Diretora Geral de Produtos Turísticos, Doris Penonni e o informe sobre o aumento de turistas brasileiros em 2021 

O famtour parananense deve ajudar no processo de divulgação e comercialização dos novos roteiros e serviços apresentados. Todos os participantes ficaram impressionados com a qualidade dos serviços apresentados e das estruturas dos atrativos turísticos.

Rota da cachaça paraguaia
A Rota da Caña paraguaia está localizada no município de Peribebuy, no Departamento (Estado) de Cordilheira. Lá a empresa Fortín produz o melhor rum do país, ganhador de vários prêmios internacionais. O passeio inicia em um pequeno museu e depois em uma fazenda, onde é mostrada a plantação e os equipamentos utilizados nos primórdios da produção. Mais tarde é a vez de conhecer a moderna empresa, onde é produzida, envelhecida e armazenada a bebida, consumida no país e também exportada para diversos países, mais precisamente à Europa, em especial a categoria premium, envelhecida em 15 anos em barricas de carvalho.

O visitante pode apreciar a degustação dos três tipos da bebida, assistir um show cultural e ainda pode comprar os produtos em um showroom da empresa. A caña paraguaia, considerada a bebida nacional é da mesma família do rum caribenho e da cachaça brasileira, mas com suas próprias características, inclusive a empresa busca a denominação de origem, como acontece com o aguardente brasileiro ou com a tequila mexicana.

A Ruta de la Caña apresenta a bebida nacional paraguaia e ainda as manifestações artísticas do país

Conmenbol
O grupo também visitou o Museu do Futebol no complexo da Conmenbol, localizado em Luque, região metropolitana de Assunção. Além do museu, o local possuí a sede da confederação e um luxuoso hotel pertencente à Rede Bourbon. O museu contém todas as referências relacionadas ao futebol sul-americano, incluindo a participação das equipes na Copa do Mundo, Libertadores, Copa Sul-americana, entre outros torneios. O moderno local possui ainda réplicas das taças, imagens históricas e claro, a referência aos dois maiores jogadores de futebol de todos os tempos: as estátuas em cera de Pelé e Maradona.

A visita ao Museu do Futebol é uma grata surpresa para os fãs do esporte. O Brasil está muito bem representado com as conquistas de muitos títulos de copas e torneios 

Assunção
A capital paraguaia vem se modificando rapidamente para o turismo interno e externo. Possui uma grande variedade de shoppings centers, uma variada hotelaria e uma intensa vida noturna com excelentes bares, restaurantes e cassinos, na maioria localizados na área mais luxuosa da cidade. O governo também está investindo fortemente na revitalização da costanera, nas margens do rio Paraguai, transformando em equipamento de lazer para a população local e visitantes.

Bird Watching
A capital Assunção oferece ainda a oportunidade para os observadores de pássaros poderem conhecer a avifauna da região em um ambiente urbano. O Yacht Golf possui um roteiro com uma equipe profissional que leva o visitante a percorrer um caminho entre o próprio hotel, no campo de golf e um braço do Rio Paraguai, onde, com equipamentos modernos é possível ver aves em seu habitat, incluindo garças, pica-pau, gaviões, falcões, águias e outras integrantes da grande biodiversidade do país, uma das maiores do planeta com mais de 700 espécies, na maioria endêmicas da região.

Oscar Rodrigues, criador e guia principal do Paraguay Birding & Nature, serviço de observação de aves no Golf Yacht Club

Turismo rural
Outro segmento que o Paraguai quer atrair o visitante brasileiro é o turismo rural. E um dos locais indicados é o La Quinta, localizado na zona rural Ita Moroti da cidade de Piribebuy. O hotel rural oferece uma série de atividades em uma estrutura de dois mil metros quadrado e seis hectares de terreno, totalmente integrado à natureza da região, caracterizado por montes e vegetação exuberante. O La Quinta recebe grupos de estudantes, famílias e casais e oferece hospedagem em cabanas confortáveis. Sua estrutura possui restaurantes, piscinas, salas de jogos e ainda é possível realizar cavalgadas e fazer trilhas, entre outras atividades. Destaque também para a maravilhosa gastronomia, que oferece comidas típicas do Paraguai.

Saiba mais:
Senatur
https://www.senatur.gov.py/

Ruta de la Caña
https://fortin.com.py/ruta/

Museu do Futebol Conmebol
https://www.conmebol.com/pt-br

Bird Watching
https://resortyacht.com.py/

Turismo Rural
http://www.laquinta.com.py/v2/

 

(Textos e fotos: Adilson Borges Lago – Edição do texto: Jackson Lima)

Explore mais