Paranaenses dominam lista de prováveis diretores da Itaipu           

panoramica
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Sob comando de Enio Verri, já anunciado pelo presidente Lula, usina precisa substituir mais cinco cargos de alto escalão

Depois de anunciar Enio Verri como diretor-geral brasileiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, precisa escolher ainda mais cinco nomes para a diretoria da empresa. São seis diretorias no total, incluindo Verri. Os outros cinco candidatos às vagas são todos paranaenses e serão escolhidos após decisão do presidente Lula e da deputada federal Gleisi Hoffmann.

Verri, que se elegeu deputado federal pelo PT, tomou posse nesta quarta-feira (1º). Ele deve renunciar ao mandato para ser diretor geral brasileiro, substituindo o vice-almirante Anatalício Risden, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para ocupar o cargo de Diretor Administrativa surgiu os nomes de dois iguaçuenses: a empregada de carreira Silvana Vitorassi e do ex-vereador do PT, Fernando Duso. Se for confirmado o nome de um dos dois, o escolhido assume no lugar do contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier.

Já Carlos Carboni é o mais provável candidato para assumir a Diretoria de Coordenação sucedendo o general Luiz Felipe Kraemer. Carboni, natural de Capanema, sudoeste do Paraná, é ligado ao PT e à deputada Gleisi.

Luiz Fernando Delazari é também cotado como novo diretor jurídico no lugar de Mariana Favoreto Thiele, empregada da casa. Para a Diretoria Técnica, o nome escolhido é também do empregado de carreira Fernando Menezes no lugar de David Krug, que pertence ao quadro de pessoal da binacional.

O ex-ministro das Comunicações no Governo Dilma Rousseff, e ministro do Planejamento no Governo Lula, Paulo Bernardo é o nome mais forte para assumir a Diretoria Financeira no lugar de André Pepitone da Nóbrega.

Os prováveis nomes da nova gestão da Itaipu Binacional precisam ser publicados no Diário Oficial da União (DOU). A escolha da Diretoria de Itaipu é uma prerrogativa do presidente da República, que deve prestigiar a posse dos diretores em Foz do Iguaçu, no dia 15 de fevereiro. O mandato vai até fevereiro de 2026.

(Texto: Adilson Borges Lago )

Explore mais