Parque das Aves apresenta sua nova marca

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Diante do desafio de cuidar e proteger o mais devastado bioma brasileiro, a Mata Atlântica, o Parque das Aves apresentou nesta quinta-feira (2) sua nova marca – uma nova identidade visual que busca uma imagem afetiva na memória das pessoas alinhada com os principais valores a uma causa comum da Mata Atlântica e que amplifique as mensagens de educação ambiental e conservação.

Foram dois anos nesta empreitada. A ideia da mudança de posicionamento do Parque vem sendo gestada desde o final de 2016, quando a Dra. Carmel Croukamp, diretora-geral da instituição, descobriu que a pombinha pararu-espelho (Claravis geoffroyi) teria desaparecido da região do Iguaçu. Nesse momento Carmel se questionou sobre qual seria a melhor atuação do Parque e decidiu que nenhuma outra ave desapareceria.

“Chega o momento de repensar uma ação mais efetiva do Parque para os próximos anos com o objetivo de lançar luz sobre esse tema, destacando que todos temos a responsabilidade de apoiar e proteger”, conta Dra. Carmel.

Outro forte motivo para o Parque das Aves focar seus esforços na Mata Atlântica e suas espécies diz respeito à sua localização, em Foz do Iguaçu, dentro do maior remanescente de Mata Atlântica de interior do Brasil. A Mata Atlântica é o 2º bioma mais biodiverso do mundo, abrigando 8% de todas as espécies do planeta, sendo que as 380 espécies das 627 da fauna brasileira ameaçadas de extinção são encontradas neste bioma. Além disso, 120 espécies e subespécies de aves estão em risco de extinção.

O desafio estava lançado: fazer com que o Parque das Aves se tornasse um lugar com foco total na Mata Atlântica e que pudesse transmitir os valores e atributos desse bioma. Para atingir uma meta tão ambiciosa foi necessário a busca de uma consultoria experiente, a canadense Twenty31, empresa especializada em marketing de destinos, que atuou em parceria com a Alphabet, também canadense, para desenvolver o novo branding do Parque das Aves.

Ambas trabalharam em conjunto com a agência Fog, sediada em Curitiba (PR), parceira há mais de sete anos e que desenvolveu todas as peças que o Parque apresenta.

“A Fog caminha conosco, está alinhada ao nosso posicionamento e traduz o nosso sentimento aos visitantes e quem nos acompanha pelo site e pelas redes sociais”, diz Jurema Fernandes, diretora administrativa do Parque das Aves.

“Esses parceiros conseguiram uma nova identidade visual para fortalecer a imagem do Parque das Aves, com toda sua bagagem de conservação da Mata Atlântica, transformar a forma de como nos relacionamos com os clientes e colaboradores, sem perder nossa essência que é o cuidado com as aves que chegam até nós”, completa Carmel.

Visão estratégica

Essa é uma crise de conservação na Mata Atlântica. Mais de 70% dos brasileiros vivem e dependem diretamente desse bioma, mesmo assim esse é um fato que poucas pessoas sabem. São 120 espécies e subespécies de aves em risco de extinção, algumas muito próximas de desaparecer.

“A nova marca do Parque das Aves tenta criar um vínculo com o movimento de conservação, conectando pessoas com seu bioma”, avalia Croukamp.

Foi pensando nisso que a Twenty31 – baseado no que existe de melhor no mundo – desenvolveu um design mais despojado, com uma paleta de cores mais ampla e novas formas. O novo branding está mais alinhado às tendências e novos comportamentos dos viajantes, de pessoas que buscam se conectar com experiências reais e aprender durante suas viagens e que sonham com um mundo melhor e protegem a natureza.

A nova proposta alinha ainda a ideia de experiência vivenciada única e autêntica. “A trilha do Parque terá um storytelling renovado, falando sobre a Mata Atlântica e a crise de conservação, alertando os visitantes se tornem protagonistas da causa e que tomem ações para que a mudança ocorra”, finaliza Carmel.

Sobre o Parque das Aves

Com 25 anos de atuação e 230 colaboradores, o  Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Possui 16 hectares de mata restaurada, 1.400 aves de 140 espécies diferentes, com três viveiros de imersão e um borboletário. O objetivo do Parque das Aves é atuar investindo significativamente para criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies em risco de extinção. O Parque das Aves recebe 830 mil visitantes por ano, sendo o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas.

(Assessoria)

 

 

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