Parque Nacional do Iguaçu completa 77 anos de criação

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

 

O Parque Nacional do Iguaçu completa neste domingo,10 de janeiro, 77 anos de criação. A Unidade de Conservação Federal é conhecida mundialmente por abrigar as Cataratas do Iguaçu, atrativo turístico que recebe anualmente mais de 1,5 milhão de visitantes, vindos de todas partes do mundo.

Sua criação remonta ao início do século 20, quando o aviador brasileiro Santos Dumont conheceu as quedas, mais precisamente entre os dias 24 a 26 de abril de 1916. Antes de Dumont, o engenheiro abolicionista André Rebouças, encantado com a criação do Parque Nacional Yellowstone (EUA) em 1872, havia sugerido ao Imperador D. Pedro II, a criação de um parque resguardando as Cataratas do Iguaçu e a extinta Sete Quedas.

De acordo com os relatos da pioneira Elfrida Engel, seu pai, Frederico Engel, quando ficou sabendo que o inventor estava do outro lado da fronteira, em Puerto Iguazú, Argentina e convidou-o para hospedar-se no pequeno hotel de sua propriedade, ao lado das quedas brasileira.  Dumont aceitou o convite e visitou o local ficando admirado pela beleza do cenário. Ao saber que o local estava em mãos de um particular, em sua despedida, prometeu lutar para que a área tornasse pública e “nela se estabelecerem uma povoação e um parque”. Ele seguiu viagem de Foz do Iguaçu até a capital do Estado, Curitiba para falar com o então presidente Afonso Alves de Camargo. 

Dumont realmente encontrou-se com o presidente (governador) e usou de seu prestígio para solicitar que a área tornasse pública e de proteção das quedas, conhecida até então como Saltos Santa Maria, nome de batismo dado pelo conquistador espanhol Alvar Nunez Cabeza de Vaca, em sua passagem pela região, em 1542. 

Três meses depois, por meio do Decreto Nº. 653, de 28 de julho de 1916, o Estado do Paraná, declara de utilidade pública aquela área. O ato desapropriatório gerou demanda judicial e somente em 10 de julho de 1919, em decorrência de acordo entre as partes, pode ser lavrada a escritura junto ao 2º. Tabelionato de Curitiba.

Em 20 de outubro de 1930, pelo Decreto Nº. 2.153, o Estado do Paraná amplia para cerca de 3.300 hectares a área já desapropriada, visando “estabelecer uma futura povoação e um Parque Nacional “. É ainda por meio do referido Decreto que o Estado do Paraná doa aquelas terras ao Governo Federal, que então, pelo Decreto Nº. 1.035, de 10 de janeiro de 1939, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, cria o Parque Nacional do Iguaçu, junto às Cataratas do Iguaçu.

Em 1942 foi pleiteada a ampliação do Iguaçu com o intuito de proteger “a zona alta, onde os pinheirais contrastam com a mata subtropical das barrancas do Iguaçu e Paraná “. Dois anos depois, em 1944, os Decretos Nº  6.506, de 17 de maio, Nº 6.587, de 14 de junho, e Nº. 6.664, de 07 de julho, consolidam a referida ampliação. Entretanto, só a partir do ano de 1967, em obediência à Portaria Nº. 042/67, do Ministério da Agricultura foram iniciados os trabalhos de levantamento fundiário e de demarcação dos limites da área tida como o Parque Nacional do Iguaçu.    

Cronologia

1542 – O adelantado espanhol Alvar Nunez Cabeza de Vaca, a caminho de Assunção, torna-se o primeiro homem branco a conhecer as Cataratas, dando o nome de Santo s de Santa Maria.

1916 – O aviador Santo Dumont vindo de um longa jornada depois de vistar os Estados Unidos, conhece o local. 

1919 – O governo do Paraná torna a área das Cataratas em Utilidade Pública

1939 – O presidente Getúlio Vargas cria o Parque Nacional do Iguaçu

1986 – A Unesco, órgão das Nações Unidas para o Meio Ambiente, decreta o Parque como Patrimônio Natural da Humanidade. Neste mesmo ano o governo federal fecha a PR-495, conhecida como Estrada do Colono.  

1999 – Início das operações da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., responsável principalmente pela exploração da área de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, incluindo a cobrança dos ingressos e o transporte dos visitante até às quedas.

2011 – As Cataratas do Iguaçu foram eleitas como uma das uma das Novas Maravilhas da Natureza, em concurso mundial realizado pela Fundação New Seven Wonders. 

2015 – O Parque Nacional do Iguaçu bate recorde de visitantes com a entrada de 1,6  milhão de turistas

( Texto: Adilson Borges Lago – Fotos Arquivo Estadual e Projeto Memória das Cataratas – Publicado originalmente no Caderno de Turismo da A Gazeta do Iguaçu)

 

{gallery}Parque Nacional 77 anos{/gallery}

 

More to explorer