Passagem da tocha olímpica por Foz do Iguaçu será encerrada com shows artísticos no Gramadão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook

Moradores e turistas de Foz do Iguaçu estão convidados a participar do encerramento da passagem da tocha olímpica pela cidade, quinta-feira (30), a partir das 16h30, no Gramadão da Vila A. O evento tem o apoio da Itaipu. Uma grande estrutura está sendo montada no local, que receberá o último dos 102 condutores do fogo olímpico em Foz – o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek – e shows artísticos. Além de Samek, outro representante da Itaipu no percurso da tocha será o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

Programação

A banda Teleféricu’s será a primeira atração a subir ao palco da concha acústica do Gramadão, às 16h30. No repertório, diversos clássicos do rock nacional dos anos 80 e 90, de bandas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Titãs, Jota Quest e Skank.

Em seguida, o músico Tiago Rossato, um dos mais respeitados acordeonistas de gaita ponto do Brasil, apresentará uma seleção de canções que representarão algumas das tradições culturais de Foz do Iguaçu. O seu acordeom comandará ritmos como tango, guarânia, milonga, chamamé e música gaúcha, com espaço até mesmo para escalas árabes em algumas de suas composições, resultando em uma sonoridade cosmopolita e inovadora.

A partir das 18h20 começará o protocolo oficial da chegada da tocha. Das 19h40 em diante, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira e a acordeonista Maryanne Francescon encerrarão a festa, apresentando músicas de sucesso do cancioneiro sertanejo.

Do 34º Bimec ao Gramadão

O trajeto oficial da tocha em Foz do Iguaçu começará às 15h30, na frente do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Bimec). Até o Gramadão da Vila A serão cerca de 20 quilômetros, passando por algumas das principais ruas e avenidas da cidade.

A passagem da tocha vai alterar o fluxo de veículos em vários locais. A Prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município desta terça-feira (28), os 24 pontos de proibição de estacionamento, válidos da 0 hora do dia 30 até a passagem da tocha em cada trecho. Os detalhes de todas as interdições podem ser vistos pelo link www.pmfi.pr.gov.br/ArquivosDB?idMidia=96091.

Na sexta-feira (1º)

Foz do Iguaçu será a única cidade do Paraná a ter a tocha por dois dias. O primeiro, na quinta-feira, será dedicado ao percurso oficial da tocha pelas ruas da cidade; o segundo, na sexta (1º), aos principais pontos turísticos – entre eles, as Catataras do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e a usina de Itaipu. Quatro empregados, dois brasileiros e dois paraguaios, foram sorteados e farão o revezamento da tocha na hidrelétrica binacional.

(Itaipu Binacional – Foto: Rubens Fraulini)

Explore mais