Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chega a 32,4% de execução em junho

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chega a 32,4% de execução em junho  - Pavimentação entre Fogaça e Urnau
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Obra prevê pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, que será trecho variante da BR-277, fazendo ligação entre a própria BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 32,4% de execução da obra da rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Neste mês teve início a interdição da Avenida Felipe Wandscheer para avançar na implantação de um novo viaduto, com o tráfego local sendo desviado por ruas municipais. No mesmo período foram finalizadas as 12 vigas longarinas pré-moldadas que futuramente serão lançadas sobre os pilares da mesoestrutura, e iniciada a fabricação das pré-lajes do tabuleiro.

No viaduto do entroncamento com a BR-469, cuja estrutura já está finalizada, continuam os serviços de remanejamento da rede adutora, implantação do sistema de drenagem de águas e terraplenagem.

Os serviços para executar a pista da nova rodovia estão concentrados no trecho entre este viaduto e a BR-277, com a terraplenagem da plataforma avançando a partir da BR-469. Também foi aplicada a segunda camada de asfalto no trecho entre a Rua Francisco Fogaça e a Rua Carlos Hugo Urnau, e finalizada a base do acostamento do trecho paralelo à Avenida Perimetral Leste, em uma extensão de 3 quilômetros.

Fora desse segmento, também foi iniciada a pavimentação dos ramos do viaduto no acesso à Ponte Tancredo Neves, fronteira com a Argentina.

ADUANAS – Na nova aduana Brasil – Paraguai foram instalados todos os dispositivos pré-moldados da superestrutura do edifício central e cobertura geral. Também foi finalizada a cobertura de estrutura metálica no edifício central e iniciada na cobertura geral. E está em execução a terraplenagem prévia à execução do piso no edifício central.

Na aduana Brasil – Argentina foi concluída mais da metade das estacas raiz da cobertura geral, e a pavimentação da pista de desvio já recebeu a camada de brita graduada, estando agora sendo executado o meio-fio.

OBRA – Esta obra é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional. Ela prevê a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, que será trecho variante da BR-277, fazendo ligação entre a própria BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos, com valor total de investimento atualizado de R$ 136.888.150,23. A previsão de término é para novembro do ano que vem. (AEN)

 

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