Pesquisadora da UNILA lança livro sobre o ser e a moda nesta terça (17)

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Publicação é de autoria da filósofa Ana Carolina Acom; o local do evento é o Empório com Arte, na Vila Yolanda

Nesta terça-feira (17) acontece no Empório com Arte, na Vila Yolanda o lançamento do livro O Ser e a Moda: A metafísica do vestir, da doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Ana Carolina Acom. O evento é aberto e o livro é direcionado à comunidade acadêmica e demais interessados em moda ou filosofia.

De acordo com a autora a pesquisa de doutorado durou quatro anos, com período de pesquisa na França. No entanto a ideia do projeto já vinha sendo trabalhadodesde 2016. Ana Carolina, de 42 anos, já está em Foz do Iguaçu há dez anos.

Sobre o livro
O livro traz uma concepção do que seria o “Campo da Moda”, a partir da filosofia e da cultura material: como podemos pensar as relações do corpo com os artefatos que o compõem ou o despem. O Campo da Moda, como campo de estudos e pesquisa, que aborda as relações para além da moda efêmera, pois abarca os elementos da não-moda e anti-moda – todas as relações que tangem o “Ser da Moda”, conceito fabulado pela própria autora. A fabulação deste “Ser”, que transita o Campo e se dá em nossos corpos, vem de uma necessidade de “criar conceitos”, como diria Gilles Deleuze, ou de uma inquietação ou coceira filosófica de os definir.

Esse Ser ou Ente da Moda é uma relação de um corpo vestido ou adornado, no corpo sem vestes, ou em vestes sem corpos. O estudo compreende que o corpo na ausência de vestes se define como desnudo por esta falta e as vestes sem um corpo se definem pela presença de uma incompletude. A segunda parte do livro trata de uma “epistemologia estética”, conhecer o Ser da Moda, ou seja, o corpo e seus apetrechos passa por uma “experiência estética”.

A Moda, como um “Gabinete de Curiosidades”, quando analisada se encontra entre o belo ou assombroso e o científico. Esses modos do Ser são pensados por algumas invocações da moda dos anos 1990, a estética da decomposição, até uma reflexão sobre o “monstro” que transborda a beleza no terceiro milênio.

Ana Carolina Acom é Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Graduada em Filosofia pela UFRGS  e Especialista em Moda, Criatividade e Inovação. Atuou na consultoria, produção de moda e figurino e como professora em cursos de extensão e graduações em Design de Moda no Rio Grande do Sul e Paraná. Atualmente é pós-doutoranda no Programa Interdisciplinar em Estudos LatinoAmericanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA).

O SER E A MODA: A METAFÍSICA DO VESTIR
RESUMO
A obra apresenta a concepção do Campo da Moda, como um campo de pesquisa constituído na multiplicidade de disciplinas cujos estudos tangem o Ser da Moda. O objetivo é a sistematização desse Campo, que define o seu objeto e o modo de conhecê-lo. A definição do Campo da Moda é proposta a partir de sua perspectiva transdisciplinar, nas fronteiras com a filosofia e a cultura material.

O procedimento de pesquisa se utiliza de um método de fabulação e escrita antropofágica, que absorve autores e os traduz. Uma Moulage que costura teorias e autores formando um vestido conceitual singular. Dessa forma, é proposta uma ontologia do Ser da Moda, definido como: toda a relação de um corpo humano vestido ou adornado, no corpo sem vestes, ou em vestes sem corpos.

O estudo compreende que o corpo na ausência de vestes se define como desnudo por esta falta e as vestes sem um corpo se definem pela presença de uma incompletude. Assim, o Ser da Moda é pensado em metáfora à Ciência do Ser enquanto Ser. A composição do Campo engendra-se na leitura da cultura material como filosofia, que fundamenta o Ser da Moda constituído de corpo e artefato, ou seja, entre naturalia e artificialia.

Sobre o contato com esse Ser, o Campo da Moda implica uma teoria do conhecimento própria, que é apresentada como epistemologia estética. O processo cognitivo dos objetos do Campo da Moda é alegórico ao Gabinete de Curiosidades: encontra-se na fronteira com a cognição dos objetos da arte e no assombro causado por objetos antropológicos, arqueológicos, tecnológicos, fictícios ou monstruosos.

Dessa forma, são operadas relações com vanguardas artísticas, obras que provocaram o pensamento sobre o que define arte e beleza: confrontando o que provoca as mudanças de estatuto estético na arte e na moda, como a anti-moda, estilistas controversos das décadas de 1980 e 1990, até o pensamento sobre a beleza na alteridade que compõem os anos 2000.

SERVIÇO
Lançamento do livro O Ser e a Moda: A metafísica do vestir
Terça-feira – 17 de outubro, às 18h
Empório com Arte – Avenida das Cataratas, 569

As vendas do livro serão feitas durante o evento, ou encomendas por e-mail, com envios para todo Brasil e frete grátis: polly.maggoosun@gmail.com.  Ou na livraria física Kunda em Foz do Iguaçu na Rua Almirante Barroso, 1473.

 

 

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