PF e PRF vão ampliar ações na região de Foz do Iguaçu

WhatsApp Image 2023-08-25 at 21.51.36
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Autoridades receberam no Palácio da Justiça, comitiva de Foz para tratar sobre melhorias no setor de imigração entre Brasil, Argentina e Paraguai

Um dos principais polos turísticos do Brasil, o município de Foz do Iguaçu vai receber o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para melhorar o atendimento aos visitantes na área de imigração e, também, para controlar o tráfego de veículos na região. Foi com o objetivo de resolver essas questões que uma comitiva formada por políticos e pelo trade turístico da cidade participou de uma audiência, nesta quinta-feira (24), com o ministro Flávio Dino, no Palácio da Justiça, em Brasília, articulada pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

“Eu sei da importância de Foz do Iguaçu e tenho muito apreço pelo que ela representa. Vamos começar providenciando um aditivo no contrato com terceirizados junto à Polícia Federal, para ter mais gente no controle de migração. Também conseguimos o compromisso da prefeitura para fazer a reforma da área de imigração e deixar o local mais arrumado. E, por fim, vamos estabelecer uma solução a médio prazo para resolver as questões tecnológicas e logísticas, e obter uma solução perene e à altura do que o destino representa para o país”, explicou o ministro Flávio Dino.

O ministro se comprometeu, ainda, a aumentar o efetivo na fronteira, melhorar a infraestrutura e, ainda, fazer um planejamento para facilitar o processo de ir e vir entre Brasil, Paraguai e Argentina. Tudo a partir de ações pontuais em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu e o apoio de Itaipu Binacional. O encontro contou com a participação do secretário executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.

De acordo com a deputada Gleisi, que liderou a visita da comitiva ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi uma reunião muito positiva. “O ministro prontamente se comprometeu a aumentar o efetivo da Polícia Federal na fronteira, em ambas as pontes, a que liga o Brasil à Argentina e a que liga o Brasil ao Paraguai”, afirmou.

“Ele também vai falar com a Receita Federal para ampliar a infraestrutura na área destinada aos turistas e fazer um planejamento com Itaipu e o trade turístico, para melhorias nas áreas de infraestrutura e tecnologia, com a instalação de pórticos, para facilitar o processo de ir e vir entre Brasil, Paraguai e Argentina”, disse a parlamentar.

Porta de entrada
Tudo para atender melhor os turistas que transformam Foz do Iguaçu na segunda porta de entrada no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. “Então, para nós, é importante que a fotografia de Foz fique bonita, que a gente tenha uma boa estrutura de atendimento ao turista e que tenhamos agilidade na área de imigração, também. Quero agradecer ao ministro pela presteza e pela sensibilidade em buscar uma solução rápida para essa questão”, ressaltou a deputada.

Também participaram do encontro o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro; o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Oliveira; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o diretor executivo da Polícia Federal, Gustavo Souza; o superintendente da Polícia Federal do Paraná, Rivaldo Venâncio; o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana; o dirigente de turismo do Parque Tecnológico de Itaipu, Yuri Benites; a gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão; e a representante do sindicato de guias de turismo de Foz do Iguaçu, Jacira de Almeida.

(Via Governo Federal – Fotos: Willian Meira)

Explore mais