Ponta Grossa sedia Salão de Turismo dos Campos Gerais

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A fim de impulsionar o segmento de turismo na região e  promover seus atrativos a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR), Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa (FUMTUR), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGC&VB) e SEBRAE  irão realizar de 27 a 30 de agosto  o Salão de Turismo dos Campos Gerais.  

O evento foi apresentado oficialmente na quarta-feira (15), ocasião em que estiveram reunidos no Sebrae – Ponta Grossa, autoridades do segmento, empresários, secretários municipais de turismo e imprensa.

O evento, pioneiro, será em Ponta Grossa com a participação de expositores do trade turístico e principais atrações da região no mesmo espaço. Serão quatro dias de evento, com programação especial e aberta ao público, nos dias 28 e 29. O Salão irá apresentar a diversidade de produtos consolidados nas cidades da região, tendo espaço para o artesanato, manifestações culturais e gastronomia. A programação contará com apresentação de cases de sucesso, aula show de gastronomia com releitura de pratos típicos, comercialização e promoção de destinos (regional).

Gerar negócios e fortalecer o turismo
Com a campanha: “A vida é muito curta para viajar apenas nas férias. Descubra os Campos Gerais”, o evento tem como objetivo destacar a diversidade turística regional gerando oportunidade de negócios e fortalecimento do turismo interno. O Salão apresentará ao público regional o leque de atrativos que estão disponíveis e que sugerem roteiros curtos, de finais de semana e feriados.

“Os Campos Gerais é um cenário naturalmente bonito onde se tem turismo de aventura, histórico/cultural, natural, gastronômico e de muita contemplação.  Queremos com o evento despertar o interesse e este olhar para a vocação turística da região: o turismo de curtas distâncias e permanência”, ressalta  a turismóloga Karen Kobilarz, uma das coordenadoras do evento.

A turismóloga explica que o evento tem como uma das finalidades principais a comercialização de produtos turísticos com prospecção de negócios efetivos para os feriados desse segundo semestre e férias de verão 2015/2016. “Temos um fluxo consolidado de turistas de negócios e eventos o que precisamos é a divulgação e promoção de nossos atrativos para aumentar a permanência desse público e atrair um número maior para os feriados e finais de semana”, argumenta. Informa que além dos principais atrativos estarem representados, o evento contará também com a participação das Prefeituras da região.

 Lançamento
O Salão de Turismo dos Campos Gerais foi oficialmente lançado, nesta quarta-feira,15, no espaço de eventos do Sebrae – Ponta Grossa e contou com  as presenças  do presidente da Paraná Turismo, professor Jacó Gimennes; Coordenadora de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado do Turismo, Deise Bezerra; Gerente da Unidade de Negócios Competitivos – Sebrae/PR, Agnaldo Castanharo; Coordenador Estadual de Turismo – Sebrae /PR, Aldo Carvalho, vice presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Franke Dijkstra ;presidente da Fundação Municipal de Turismo, Eldo Bortoline; vice prefeito de Carambeí, Bart Janssen,  secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e   Turismo de Carambeí, Rosney Ribeiro, Secretário de Turismo de  Tibagi, Alberto Portugal; Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Jaguariaíva Pedro Leocádio Delgado; Diretor de Turismo  de Castro, Leandro Peconick; Coordenadoria de Turismo  de Palmeira Vera Lucia de Oliveira Mayer  entre outras autoridades.

Na oportunidade o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, ressaltou a importância da realização do Salão, que nasce sob um novo ciclo no cenário do turismo paranaense que possui um legado deixado por entusiastas como o ponta-grossense Jorge Demiati (in memoriam)  e atualmente  conta com novas equipes, novas ideias  que estão contribuindo com o desenvolvimento desse processo e fazendo a diferença.

Gimenes anunciou que o Salão Paranaense de Turismo dos Campos Gerais, a partir de 2016, terá espaço especial no Salão Paranaense de Turismo, que acontece anualmente em Curitiba, e também no Festival de Turismo de Foz do Iguaçu. “Cada ação chama uma ação, o turismo é a arte de somar e a generosidade de partilhar”, declarou Gimennes.

Campos Gerais
Com uma área de 28mil km2, economia diversificada, 1 milhão de habitantes, os Campos Gerais do Paraná, berço do cooperativismo, possui 67 atrativos turísticos marcados pela riqueza cultural da formação étnica de sua gente e belezas naturais com forte presença do ecoturismo ,turismo de aventura e muito  caracterizada também pelo turismo de negócios e eventos. 

A região abriga importantes atrativos como os parques estaduais de Vila Velha, Guartelá, Cerrado e Reservas de Patrimônio Particular Natural, como Itaytyba e São Francisco, além do Parque Histórico de Carambeí, um dos maiores museus a céu aberto do Brasil. Mesmo com esses tesouros em seu território, capazes de motivar um fluxo turístico regional e estadual intenso a região carece, ainda, de esforços na promoção e divulgação turística.

{gallery}Salao Ponta Grossa{/gallery}

(Assessoria)

More to explorer